anunciomorauto
gsovos Agua Mineral EMP

Região da Amures presente em reunião sobre estratégias para o turismo

Sete dos 18 municípios da Serra Catarinense participaram em Balneário Camboriú, do Workshop de Planejamento Estratégico das Instâncias de Governança, onde foi definida a visão de cada uma das 12 regiões turísticas de Santa Catarina.

Turismo_grupo.JPG

O evento realizado na quinta e sexta-feira da semana passada, no auditório da Univali serviu especialmente para uma análise dos pontos fortes, pontos fracos, vulnerabilidades e oportunidades nas regiões turísticas do Estado.Da Serra Catarinense a coordenação foi da assessora de turismo da Amures Ana Vieira. Os municípios com representantes foram Cerro Negro, Lages, Bom Jardim da Serra, Painel, Palmeira, Uribici e Ponte Alta.Grupos de trabalho foram montados para analisar a realidade de cada região e pensar objetivamente os caminhos para o desenvolvimento turístico. Também foi iniciado o processo de elaboração dos objetivos estratégicos. O secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan participou da abertura do Workshop e destacou a importância para a profissionalização do turismo.O diretor de Políticas Integradas do Lazer Carlos Cappelini, disse que a intenção é que este trabalho seja levado aos demais atores do turismo de cada região para que o resultado do planejamento seja aperfeiçoado e que as ações sejam colocadas em prática.


Oneris Lopes 
Jornalista (DRT - 4347/SC) - AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana

Secretaria da Educação desenvolve programa de saúde bucal nas escolas

A meta é a ampliação das ações realizadas pelo programa nas unidades escolares da rede estadual de ensino

Profissionais da Saúde Bucal do município passarão por capacitação_1.JPG

Técnicos da Secretaria Municipal da Educação participaram recentemente na Câmara de Vereadores, de uma reunião para discutir a ampliação do “Programa de Saúde Bucal”. O projeto visa instituir mecanismos para erradicar os problemas relacionados à saúde bucal de crianças matriculadas na rede pública de ensino, desde os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) até as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria da Saúde, Universidade de Planalto Catarinense (Uniplac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e demais instituições já trabalham no planejamento e desenvolvimento das ações de higiene bucal. A meta é a ampliação das ações realizadas pelo programa, que atualmente está sendo realizado somente na rede municipal e outros parceiros, para que também seja executado nas unidades escolares da rede estadual de ensino.

Participaram também do encontro representantes de órgãos públicos estaduais e instituições de ensino superior que oferecem o curso de Odontologia, no município e o vereador Jean Pierre Ezequiel.

Entidades trabalham no desenvolvimento do “Programa Saúde Bucal”

Entidades_trabalham_no_desenvolvimento_do_programa_de_sa__de_bucal_1.JPG

Reuniram-se na Câmara de Vereadores na última quinta-feira (18), representantes de órgãos públicos municipais e estaduais e instituições de ensino superior que oferecem o curso de Odontologia em Lages para discutir a ampliação do “Programa Saúde Bucal”. O projeto visa instituir mecanismos para erradicar os problemas relacionados à saúde bucal de crianças matriculadas na rede pública de ensino, bem como nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim’s).

Esse foi o segundo encontro promovido pelo vereador Jean Pierre Ezequiel (PSD), que através de matéria aprovada sugere a implantação do referido programa.  A Gerência Regional de Educação do Estado (Gered) e o Cedup Renato Ramos da Silva manifestaram interesse em incluir 20 escolas da rede estadual no programa. Eles também irão disponibilizar alunos dos cursos da área de saúde para ampliar o atendimento nas instituições relacionadas.

A Secretaria Municipal de Educação de Lages, Secretaria Municipal da Saúde, Universidade de Planalto Catarinense (Uniplac), Sesc e demais instituições já trabalham no planejamento e desenvolvimento de ações de higiene bucal para implantar na cidade. Além disso, novas parceiras estão sendo estudadas para ampliar o número de escovas distribuídas, gratuitamente, pelo município. A próxima reunião da equipe ficou agendada para o dia 7 de junho, na Câmara Municipal. 

Ivo Bianchini abre a fazenda para mostrar a integração lavoura-pecuária

Dia_de_Campo_Fazenda_do_Pav__o__5_.JPG

O pecuarista Ivo Tadeu Bianchini realizou sábado (20), um Dia de Campo na fazenda do Pavão – cabana São Luiz, nas margens da BR-116, Km-298, em Capão Alto. Pecuaristas, pesquisadores, técnicos e convidados viram como é possível produzir com excelência, integrando lavoura e pecuária.

Dono de um dos melhores planteis do rebanho Devon de Santa Catarina, Ivo Bianchini tem na fazenda 1.650 hectares, onde são cultivados 400 hectares de soja e nos demais 1.250 hectares destinados à pecuária. Uma boa gestão, criatividade e renda fazem a diferença na fazenda, onde segundo explicou, a soja representa 30% da renda com produtividade superior a 70 sacos por hectare.

E o segredo para ter gado com grande rendimento de carcaça, está no trato com proporção de 25 quilos de núcleo proteico mais 40 quilos de milho. Com isso consegue um baixo custo alimentar e estimula o animal a aproveitar melhor as pastagens.

O evento de Ivo Bianchini foi prestigiado e elogiado pela presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Elizabeth Cirne Lima e dentre outras autoridades, o prefeito de Capão Alto Tito Pereira Freitas.


Oneris Lopes 
Jornalista (DRT - 4347/SC) - AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana

Projeto lageano sobre a Mata Atlântica foi apresentado em Congresso Paranaense

O projeto iniciou em Lages com o objetivo de sensibilizar sobre a importância desse bioma no município. A primeira etapa foi capacitar professores da rede municipal, a fim de repassar a eles materiais didáticos para trabalhar o tema em sala de aula

Projeto_lageano_sobre_a_Mata_Atl__ntica_foi_apresentado_em_Congresso_Paranaense__2_.jpg

Os primeiros resultados do projeto “Mata Atlântica: conhecer para conservar”, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente em parceria coma Secretaria de Educação e o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), foi apresentado no Congresso Paranaense de Educação Ambiental. O evento foi realizado em Curitiba, na semana passada.

Após ser enviado um resumo para os avaliadores do Congresso, o trabalho foi aceito e assim apresentado pela bióloga Michelle Pelozato, da Secretaria do Meio Ambiente, e por Maria Isabel dos Santos, do IJPB, ao grupo de participantes do eixo temático de Formação de Professores.O evento contou com a presença de vários pesquisadores de renome na área, além de congressistas de todo o Brasil e América Latina.

O projeto iniciou em Lages em junho de 2016, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância desse bioma no município.A primeira etapa executada foi capacitar professores da rede municipal de ensino,a fim de repassar a eles materiais didáticos para trabalhar esse tema em sala de aula.

Participaram dessas formações 84 professores, do 1º ao 5º ano. Antes de iniciar os trabalhos, os educadores foram convidados a responderem um questionário que tinha como objetivo comparar a percepção ambiental sobre o bioma Mata Atlântica entre professores do Ensino Fundamental I da rede municipal, proporcionando assim uma reflexão sobre o tema e a inserção desse conteúdo nas disciplinas ministradas nas escolas.

Os professores foram questionados sobreconhecimento relacionado à Unidade de Conservação Municipal, Parque Natural Municipal e também sobre espécies ameaçadas de extinção, além dos principais agravantes para o bioma e os desafios de trabalhar a Educação Ambiental em sala de aula.

Após o questionário respondido, os professores participaram das formações e durante um bimestre trabalharam o tema com os alunos, apresentando à comunidade uma devolutiva dos trabalhos desenvolvidos.Cada professor recebeu uma cartilha informativa e um pendrive contendo vários livros, filmes e materiais que poderiam ser aplicados durante as aulas.

Esse projeto foi patrocinado pela Policia Militar Ambiental, através do recurso de multas ambientais que foirepassado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

 

Prefeitura de Lages abre processo seletivo para a Assistência Social

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas de 24 a 26 de maio, exclusivamente na sede da Secretaria

Prefeitura_de_Lages_abre_processo_seletivo_para_a_Assist__ncia_Social.jpg

Nesta segunda-feira (22), foi publicado oficialmente o edital de Processo Seletivo Público Simplificado com base no exame de títulos/currículos e entrevistas para contratação de profissionais que atuem nos serviços do Sistema Único de Assistência Social de Lages. A publicação, fixada no mural da Prefeitura de Lages, é assinada pelo prefeito Antonio Ceron e pelo secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos.

As inscrições para este processo seletivo simplificado são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente na sede da Secretaria da Assistência Social e Habitação, localizada na rua Monte Castelo, 209, no período de 24 a 26 de maio, das 13h às 18h.

De acordo com o edital – acessível no site www.lages.sc.gov.br – as contratações dos profissionais classificados no processo seletivo serão efetivadas através do Regime Único dos Servidores do Município de Lages Estatutário no que couber, por tempo determinado e estritamente necessário para a consecução das atividades.

As vagas disponíveis são para:

Assistente Social, psicólogo, educador social (feminino), educador social (masculino), educador físico em programas sociais (estes com nível superior); instrutor de panificação, cuidador social (feminino), cuidador social (masculino), auxiliar de administração, assistente de tecnologia em informação (nível médio); carpinteiro, cozinheira (ensino fundamental e alfabetizado). Para todos estes profissionais a exigência de carga horária de trabalho será de 40 horas semanais.

Alunos do projeto “Defesa Civil nas Escolas” recebem treinamento de primeiros socorros

“A iniciativa tem como objetivo tornar os alunos multiplicadores de ações preventivas” - Jean Felipe Silva de Souza, Secretário Executivo da Defesa Civil 

Alunos_do_projeto____Defesa_Civil_nas_Escolas____recebem_treinamento_de_primeiros_socorros___3_.JPG

A Defesa Civil de Lages realizou no sábado (20), mais uma etapa do projeto “Defesa Civil nas Escolas”. Esse já é o décimo encontro do projeto piloto que está sendo executado com 34 alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal de Educação Básica Bom Jesus.

Nas aulas, que acontecem semanalmente na escola, os alunos conhecem as atividades desenvolvidas pela Defesa Civil, sobretudo, em relação à prevenção de desastres no bairro onde a escola está inserida. “Além de promover uma reflexão sobre as situações de emergência, o projeto tem como objetivo tornar os alunos multiplicadores de ações preventivas”, explica Jean Felipe Silva de Souza, Secretário Executivo da Defesa Civil em Lages.

No encontro do último sábado que aconteceu em uma chácara no interior do município, os alunos participaram de um treinamento ao longo do dia, que incluiu aulas teóricas e práticas de resgate, primeiros socorros, uso de extintor, orientações sobre como proceder em casos de afogamento e também noções de procedimento em casos de deslizamento.

“As crianças estão aprendendo muito. Agora querem discutir os problemas do bairro. Em dias de chuva já usam até o pluviômetro, que eles mesmos confeccionaram para medir a quantidade de chuva e analisar os riscos. Só temos a agradecer pela oportunidade de participar da iniciativa”, destaca Andreia Simone Melo, diretora da EMEB Bom Jesus.

Fotos: Marcelo Pakinha

Água do Tanque é considerada boa

Água do tanque não oferece risco e é considerada boa e as manutenções serão feitas com mais periodicidade.

Água do Tanque é considerada boa (1)_1.JPG

A partir de análise feita pelo Consórcio Águas do Planalto, empresa contratada para a operação e manutenção do sistema de abastecimento e esgoto sanitário de Lages, a constatação da água do Parque Jonas Ramos (Tanque) é de que ascaracterísticas dela são muito boas. A análise atendeu pedido da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

No entanto, a observação é que, devido ao alto fluxo de pessoas; da grande circulação de animais no ambiente e ao ar livre, a poluição no local é inevitável. São pequenos problemas que podem ser resolvidos com limpezas periódicas. “O resultado da análise nos tranquiliza, e vamos seguir a orientação de manter o espaço limpo, conforme a recomendação técnica”, disse o secretário Euclides Mecabô.

Pedalada Ecológica dará início ao Mês do Meio Ambiente neste sábado

O trajeto será feito em aproximadamente 40 minutos e passará pelas avenidas Belizário Ramos (Carahá), Duque de Caxias, seguindo pela BR-282 até o Parque Natural

Pedalada Ecológica dará início ao Mês do Meio Ambiente neste sábado (1)_1.jpg

Ciclistas, amadores ou profissionais, de todas as idades, apaixonados pela natureza e em busca de uma aventura, estão convidados a participar da III Pedalada Ecológica, que será realizada no próximo sábado (27). A saída acontece às 14h30min, da praça Joca Neves, com destino ao Parque Natural Municipal, às margens da BR-282. Em caso de chuva o evento será transferido para o dia 03 de junho.

A Pedalada Ecológica faz parte da programação especial em celebração ao Mês do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Serviços Públicos e instituições parceiras. As inscrições são gratuitas e serão feitas na hora, por isso a orientação é de que os participantes cheguem com antecedência ao ponto de partida.

O trajeto será feito em aproximadamente 40 minutos. Passará pelas avenidas Belizário Ramos (Carahá), Duque de Caxias, seguindo pela BR-282, até o bairro São Paulo, onde está localizada a sede do Parque Natural. O retorno será pelo mesmo caminho, quando todos se dirigem de volta às suas residências ou outros locais. “Os participantes contarão com o sorteio de brindes, bicicletas e uma surpresa ao chegarem ao Parque Natural”, informa Michelle Pelozato, uma das organizadoras.

Esta é a terceira edição do evento que vem crescendo a cada ano, com a participação da comunidade em geral e dos grupos de ciclistas existentes na cidade e região. O objetivo da programação do Mês do Meio Ambiente é promover a conscientização sobre a preservação, tendo como tema este ano “Mata Atlântica: conhecer para conservar”. Durante todo o mês de junho haverá diversas atividades envolvendo a comunidade, estudantes, professores e pesquisadores.

Programação do Mês do Meio Ambiente:

- 27/05: 14h30min – Pedalada Ecológica

Local: saída praça Joca Neves até o Parque Natural

 

- 05/06: 19h30min – Premiação Concurso Fotográfico Mata Atlântica

Local: Teatro Marajoara

 

- 06 a 13/06: dia todo – Cinema Especial

Local: Centro Ambiental (Tanque)

 

- 20/06: 14h – Oficina com Agricultores

Local: comunidade do interior de Lages

 

- 21/06: dia todo – Oficina para Professores

Local: Centro Ambiental

 

- 22 a 27/06: dia todo – Oficina sobre Educação Ambiental

Local: Centro Ambiental

 

- 24/06: 9h – Oficina “O Potencial das Frutas da Mata Atlântica

Local: IFSC

- 27 a 30/06: dia todo – Teatro Mata Atlântica dos Campos de Cima da Serra

Local: Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims)

 

- 29/06: 19h30min – Palestra Mata Atlântica e as RPPNs em Santa Catarina

Local: Câmara de Vereadores de Lages

Uninho foi com farofa após incêndio

Uninho.jpg

Era 21h30min da noite de domingo, 21, na SC-370 localidade de farofa em Painel, um veículo Fiat Uno, placas LXR-9499 de Urubici, tava no meio da via virado numa bola de fogo. O carro não possuía registro de furto, e não havia ninguém no local.

Kloppel 1 simprol Posto  Grazziotin aaaa AkeXCmBWpLMVd3pE9p3HDS3M4fMUk6hf1RCfPsLJzXgu
an_fish 11112 Moto Center Bike_aprovado 2 beto WhatsApp Image 2017-02-18 at 14.16.12 1
Discbal_Baterias WhatsApp Image 2016-08-05 at 16.18.01 1 WhatsApp Image 2016-12-15 at 15.03.16
aeroar Luciano motos Super gas nevaturvertical

TELEFONES ÚTEIS

  • Água - SEMASA
    115 / 3224-4855
  • Bombeiros
    193
  • Delegacia Regional de Polícia - Lages
    3289-8200
  • Hospital Infantil Seara do Bem
    3251-7700
  • Hospital N. S. dos Prazeres
    3221-6400
  • Hospital Tereza Ramos
    3251-0022
  • Polícia Militar
    190
  • SAMU
    192
GUINCHO 1 Guaruaja

PREVISÃO DO TEMPO

CONTADOR

9230388
Hoje
Ontem
Essa Semana
Última Semana
Esse mês
Último Mes
Todos os Dias
9931
7588
23593
7814644
150537
189250
9230388

IP: 10.15.68.19
Server Time: 2017-05-23 19:27:45
postosam