morauto_export Moto-Center-Bike_aprovado 10633A_banner_700x100px-3
camaralages_export
Participe pelo nosso WhatsApp

(49) 9 9119-9209

Hora local

Os-nmeros-superlativos-dos-Jogos-Abertos-de-Santa-Catarina-em-Lages-1Lages recebe uma competição de números superlativos. A participação de 95 municípios nos Jogos Abertos de Santa Catarina transformou o cotidiano da cidade, e a competição é considerada a maior da história, iniciada em 1960, em Brusque. São 5.010 atletas e 392 árbitros que atuam em 26 modalidades. Isso sem considerar o pessoal de apoio. No total, são quase 7 mil pessoas envolvidas diretamente nos Jogos.As delegações estão ocupando 52 alojamentos, e as competições ocorrem em 19 locais. De 3 a 11 de novembro circulam pelas ruas de Lages ônibus e vans de todos os cantos de Santa Catarina. Para dar suporte logístico, a CCO colocou à disposição uma frota de 22 vans e micro-ônibus, além de cinco veículos pesados e dois caminhões. Fora o investimento do Governo do Estado, de R$ 2,5 milhões em locais de prova, estima-se que os Jogos deixam na cidade um caixa extra em torno de R$ 7 milhões no comércio.E o público tem correspondido a esses números maiúsculos, enfatiza o coordenador técnico da Fesporte, Dárcio Saules: “Tivemos lotação em todos os ginásios em plena segunda-feira. Isso demonstra que os lageanos gostam das boas competições”.

Segurança e saúde

Para garantir a segurança dos Jogos trabalham bombeiros, policiais civis e militares, helicóptero Águia 4, Defesa Civil, com equipe médica e de primeiros socorros concentradas nos ginásios e outros locais de competição e concentração de público.

Estado ligado em Lages

Neste período de Jogos Abertos, Lages tem sido a manchete estadual. Trabalham na cobertura dos Jasc 190 profissionais de 59 veículos de imprensa de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Os conteúdos são levados ao público pelas mídias tradicionais (jornais, rádios e TVs) e ainda pelas redes sociais (Facebook, Instagran, Twiter).Os números ainda estão sendo computados, mas de 31 de outubro a 9 de novembro, a página do Facebook da Fesporte teve mais de 300 mil acessos.Estes dados fazem dos Jasc um dos maiores eventos do Brasil. Eles estão concentrados na cidade-sede. Porém, antes houve a fase preparatória. No total, houve 49 etapas classificatórias, foram realizados 36 microrregionais e mais as seletivas. Mas isso é outra história superlativa.Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

 Texto: Iran Rosa de Moraes / Foto: Nilton Wolff