Notícia no Ato

Prefeitura promove casamento de 29 casais em cerimônia comunitária

União civil e religiosa foram realizadas no Marajoara e as comemorações em praça pública

Na programação do Natal Felicidade, evento promovido pela prefeitura de Lages, um dos destaques, sem dúvida, foi o Casamento Comunitário, realizado no domingo (17 de dezembro), em dois momentos distintos. A cerimônia civil, ocorrida às 9 horas, e a parte religiosa realizada às 19h40, no Teatro Municipal Marajoara, no Centro de Lages.Logo após o ato religioso, assistido por mais de 600 pessoas, entre familiares e amigos, os 29 casais se dirigiram até a Praça João Ribeiro, a poucos metros de distância do local onde se casaram, para as comemorações. Ali, sob tendas especialmente decoradas para o momento tão importante, os novos casais cortaram o bolo de 60 quilos e brindaram com champanhe.Para organizar tudo isso, a prefeitura de Lages, através do Balcão do Cidadão, trabalhou durante dois meses. A coordenadora do evento, Adriana Dolberth, conta que não foi fácil acertar todos os detalhes, desde as parcerias, até o encaminhamento final de toda a documentação exigida. “O Balcão do Cidadão recebeu os documentos dos noivos e encaminhou tudo ao cartório. Muitos documentos e certidões vieram de outros municípios, local de nascimento dos noivos. Até reunir todos eles e organizar tudo foi uma correria, mas gratificante por estarmos fazendo parte de um evento muito importante e que traz grande felicidade a muita gente”, comenta Adriana.

Cerimônia Religiosa                       

O casamento religioso foi um ato ecumênico, uma concelebração conjunta das Igrejas Católica (padre Juliano Gell) e Visão Profética (pastor Ivandel Alves da Costa). Primeiro entraram os noivos, e seus acompanhantes, e em seguida as noivas também com suas companhias. Em um telão, instalado no Marajoara, o público presente pode assistir uma exposição de fotos de todos os casais. Fotografias de momentos importantes que eles viveram juntos e que eternizam uma história de amor e confraternização com os amigos e familiares.O Casamento Comunitário contou ainda com trilha sonora (músico Luiz Augusto de Medeiros), cobertura fotográfica e gravação em vídeo, seja das cerimônias civil e religiosa, como das comemorações em praça pública.

Patrocínio

 A Prefeitura arcou com os custos da organização do Casamento Comunitário, contando com a parceria da Casa das Noivas, que patrocinou 50% do custos dos vestidos das noivas. Além disso, teve ainda a colaboração do Salão Sandro Damião (responsável pela maquiagem e cabelo das noivas) e da Ivete Foto Estúdio (decorações e fotos). Outro importante parceiro foi o Cartório de Registro Pessoas Naturais e Títulos de Documentos Rita Maria Ramos.Não houve custos para os noivos, das certidões de nascimento ou certidões com averbações (de pessoas com naturalidade do município de Lages). Essas despesas foram pagas pela prefeitura. Os casais já saíram da cerimônia com a Certidão de Casamento pronta. Caso os noivos tivessem de pagar, teriam de desembolsar, no Cartório, cerca de R$ 300,00, sendo que uma festa de casamento, em média, não sai por menos de R$ 10 mil.Entre as exigências para que o casal se enquadrasse no direito de participar do Casamento Comunitário, destacam-se: ao menos um dos noivos com residência em Lages; renda mensal de até dois salários mínimos; união estável já há alguns anos. “Preparamos tudo com carinho e em respeito à história destas pessoas”, conclui Adriana.

Programação Natal Felicidade – Segunda-Feira (18 de dezembro)

Natal nos Bairros – Anunciação – Rua Marechal Rondon, 1º Batalhão Ferroviário, bairro Conta Dinheiro:

19h – Nosso Natal – Coral Maria Quitéria

19h30 – Dançar Passarela

20h – Presépio Harmônico

20h30 – Auto de Natal

21h – Banda do Papai Noel e Chegada do Papai Noel

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário