//Servidores voluntários recebem certificado de capacitação pela Defesa Civil

Servidores voluntários recebem certificado de capacitação pela Defesa Civil

O curso teve início em maio, pouco antes do episódio de fortes chuvas e alagamentos na cidade, sobre o qual a Defesa Civil precisou de todo apoio possível no resgate de pessoas atingidas

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Lages contam, a partir de agora, com uma equipe de voluntários devidamente treinados para atuarem durante os mais diversos eventos da natureza. Trata-se de um grupo de 23 servidores municipais comissionados, de várias secretarias, que participaram de um curso de capacitação. Os certificados foram entregues aos participantes no gabinete do prefeito Antonio Ceron, pelo próprio chefe do Executivo e pelo vice Juliano Polese, nesta segunda-feira (7).

O projeto, inédito em Santa Catarina, foi uma solicitação do prefeito Antonio Ceron, em conjunto à Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do município, em parceria com o 5° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). As aulas foram ministradas em salas da própria corporação, com cerca de 20 horas/aula de duração. “Tanto a administração municipal quanto o Corpo de Bombeiros possuem uma estrutura limitada de colaboradores preparados para este tipo de evento, por isso a importância do voluntariado na assistência de quem mais precisa. Parabenizo a todos os comissionados que tiveram essa iniciativa de prestar seu apoio”, comenta o prefeito Ceron.

O curso teve início em maio, pouco antes do episódio de fortes chuvas e alagamentos na cidade, no qual a Defesa Civil precisou de todo apoio possível no resgate de pessoas atingidas. “Agradeço a colaboração de todos neste momento em que a população lageana mais precisou. Tivemos 182 milímetros de chuva em apenas 12 horas e os comissionados voluntários foram peças fundamentais no resgate dos desabrigados. Foram o braço forte da Defesa Civil e com certeza podemos contar com a ajuda de vocês em outros momentos”, disse o secretário-executivo da Defesa Civil, Jean Felipe Silva de Souza.

Para o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Lages, Ariovaldo da Silva Pacheco, a equipe superou a expectativa pela dedicação e disposição em aprender. “Foi uma iniciativa fantástica e o treinamento muito bom. Trata-se de uma atividade perigosa e é necessário tomar os devidos cuidados, pois não podemos colocar a vida de quem está socorrendo em risco”, disse o comandante.

O curso foi ministrado pelo tenente Varela, que enfatizou ser esta uma das Defesas Civis mais atuantes no Estado. “Sempre tivemos o exemplo da equipe de Blumenau, sempre muito atuante, mas não temos conhecimento de que lá se tenha tido este tipo de iniciativa por parte dos servidores. Lages está de parabéns e acredito que este seja apenas o primeiro passo nesta parceria”, diz.

Fotos: Toninho Vieira