Notícia no Ato

Proerd comemora 20 anos da aula inaugural do programa em Lages

Para marcar a data foram homenageados ex-alunos que passaram pelo programa

O prefeito Antonio Ceron participou nesta sexta-feira (16 de março), da solenidade de comemoração dos 20 anos de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Santa Catarina. O evento, que foi conduzido pelo 3º Sargento, Ribeiro, coordenador do programa em Lages, aconteceu na área externa do Centro Cultural Vidal Ramos, e reuniu autoridades do comando da Policia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros, convidados e estudantes do Colégio Militar.

“Como é bom participar de eventos como esse que estimulam o crescimento das pessoas. O Proerd é exemplo para o Brasil. E se hoje o Estado de Santa Catarina está na vanguarda em muitos setores, acredito que o Proerd também é responsável por muitas marcas positivas”, destacou em sua fala o prefeito Ceron.

Para marcar cada um dos anos do Proerd no Estado, foram homenageados ex-alunos que participaram do programa. Entre eles, Ana Paula Lucrecio Hampelotti, ex-aluna da turma de 2002. “Até hoje me lembro das lições, principalmente hoje, atuando como professora na sala de aula com os meus alunos, acompanhando as atividades percebo como eles e a comunidade, como um todo, se sentem mais seguros com a presença dos instrutores”, destacou Ana, professora da rede municipal de ensino.

Para a pedagoga Vivian Moreira, ex-aluna da turma de 1999, a homenagem foi a coroação de importante trabalho e proporcionou o encontro de gerações. “A forma como as aulas do Proerd são conduzidas, de maneira dinâmica e agradável, proporcionam aprendizagem para a vida”, ressalta.

O Proerd foi implantado em Santa Catarina no dia 16 de março de 1998, sendo que a primeira aula do programa foi ministrada em Lages pelo subtenente Donizete Mota. Atualmente existem mais 300 instrutores da Polícia Militar que atuam em todos os municípios do Estado. Estima-se que um em cada sete catarinenses, ou seja, mais de 1,3 milhões de estudantes, já foram formados pelo programa que atua em todas as escolas da rede de municipal, estadual e particular de ensino.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário