Notícia no Ato

Gineteada entregará carro zero quilômetro, uma das maiores premiações da atualidade

30ª Festa Nacional do Pinhão – Especial Origens
O ano de 2018 é uma data histórica para a Festa Nacional do Pinhão, em Lages, Santa Catarina. O maior evento cultural e gastronômico do Sul do Brasil chega a 30ª edição e traz muitas novidades, inclusive o retorno das provas campeiras como forma de homenagear as origens e a cultura tradicionalista da Serra Catarinense. Entre os dias 25 e 27 de maio, o público vai acompanhar as competições da gineteada, que entregará ao primeiro colocado um carro zeroquilômetro, uma das maiores premiações da atualidade.
São atrações voltadas para toda a família. No parque de exposições Conta Dinheiro, além das consagradas Sapecada da Canção Nativa e da Serra Catarinense, haverá espaço para as provas campeiras e muita gastronomia típica. Os visitantes poderão se deliciar com churrasco, paçoca, entrevero, carreteiro e pratos à base de pinhão, semente que há mais de três décadas empresta seu nome para o evento que se tornou sucesso nacional e internacional, atraindo turistas de todo o país e da América Latina.
O diretor da Gaby Produtora, empresa responsável pela organização da Festa, Beto Ody, destaca que a ideia é realizar uma grande confraternização e a fortalecer a manutenção dos costumes do sul do país. “Este ano, mais do que nunca, a Festa é dedicada aos lageanos.  Queremos ver as famílias reunidas em atividades culturais e campeiras e aproveitando as atrações artísticas que traremos para cultuar as origens do povo serrano”.
A Festa Nacional do Pinhão este ano abre espaço para ginetes de todo o país, que juntamente com os lageanos, darão um show em cancha. O evento receberá tropilhas renomadas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. As provas serão avaliadas por juízes de campana consagrados.
Programação com gineteada, vaca parada, invernada artística e shows nacionais
O primeiro fim de semana da Festa é dedicado à cultura tradicionalista. A gineteada inicia na sexta-feira (25), às 19h, com a apresentação das 50 montarias classificatórias e as 15 de veteranos acima de 40 anos. No palco nacional, shows com Mano Lima, Quarteto Coração de Potro, Leonel Gomes e Juliano Rosa.
No sábado (26), a programação começa às 15h, com gineteada. Às 16h, tem vaca parada menina e piá até 11 anos. Depois, às 17h30min, montaria infantil em pônei. Às 18h30min, o público poderá prestigiar a apresentação das invernadas artísticas. No palco nacional, os shows iniciam às 20h, com Joca Martins, Parelha, Lucas e Felipe e Gusttavo Lima. No backstage, quem faz a festa é Naldo Benny e Flávio Stéfli.
No domingo (27), às 13h30min, ocorre a semifinal da gineteada e às 16h, a final. Às 15h, as finais da vaca parada menina e piá até 11 anos. No palco nacional, após o encerramento das atividades campeiras, se apresentam a partir da 17h30min, Larissa Manoela, Dudinha e a Galinha Pintadinha, Thomas Machado e Os Fagundes.
Premiação e inscrições
A 30ª Festa Nacional do Pinhão dará ao primeiro colocado da gineteada adulto em pelo, um carro zero km, umas das maiores premiações deste tipo de prova na atualidade. O vencedor da modalidade veterano, acima de 40 anos, levará para casa a quantia de R$2mil. A categoria piazinho, montaria infantil em pônei, premiará o primeiro lugar com uma bicicleta. E o primeiro colocado da vaca parada receberá o valor de R$500.
As inscrições para as provas campeiras são limitadas. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones 49 99173-8659 ou 51 99557 4924.
Por Catarinas Comunicação || imagem Divulgação
Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário