//Serra Catarina Festival de Inverno

Serra Catarina Festival de Inverno

Em 2018, evento ocorre de 30 de junho a 19 de agosto

 
O Serra Catarina Festival de Inverno já tem data para ocorrer em 2018. Será de 30 de junho a 19 de agosto. O anúncio foi feito para a imprensa e convidados pela presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), Rosani Pocai, durante evento de apresentação dos resultados da edição deste ano, no Centro Cultural Vidal Ramos (Sesc), na quinta-feira (05). 
O Serra Catarina é uma iniciativa da CDL e conta com o apoio de diversas instituições e entidades. Neste ano reuniu inúmeras atrações artísticas, culturais, esportivas, gastronômicas, de entretenimento e turismo nas cidades de Lages, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.   

Para o prefeito de Lages, Antonio Ceron, a Serra Catarinense vive um importante momento para o turismo. “A nossa região tem um potencial turístico extraordinário. E, assim como a CDL e as entidades que não se acomodaram, arregaçaram as mangas e foram atrás da consolidação do seguimento, eu também acredito que o desenvolvimento do turismo é o caminho para alcançarmos melhores resultados na nossa economia”. 
O festival foi criado para impulsionar o turismo com a divulgação de eventos consolidados na região e historicamente realizados no período do inverno. O intuito também é o de fortalecer a economia com ações promocionais, em especial no comércio lageano.Para Rosani, a inserção dos municípios da região na programação deu uma nova identidade ao evento. “A regionalização fortaleceu o produto Serra Catarina. A experiência com o Festival de Inverno foi bem positiva, tanto que já temos a data da próxima edição e estamos trabalhando para que ele cresça e se fortaleça ainda mais”.  
 
Eventos esportivos  
 
Por 60 dias, a Serra foi palco de aventura com a realização de dois grandes eventos esportivos e de entretenimento.  O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country com a terceira etapa da competição. Aproximadamente 110 competidores pilotos de motos, quadriciclos e carros percorreram as cidades de Lages, Capão Alto, Rio Rufino, Bom Retiro, Bocaina do Sul e Painel.   
“O Rally proporcionou um impacto direto de mais de R$ 630mil na economia da região. O Lages Garden Shopping, ponto de encontro da competição, registrou um aumento médio de 68% nas vendas”, destaca o organizador, André Alcantara. Em 2018, a competição ocorre de 29 a 01 de julho.Outro evento que reuniu muita gente foi o BMX Super Spine Tour, um circuito freestyle com os principais atletas da América Latina em um show de manobras com bicicletas.  Ainda sobre duas rodas, centenas de motociclistas invadiram a cidade de Lages e a Serra Catarinense no mês de julho para participar do Motoneve. O evento motociclístico é consagrado há mais de 20 anos como um dos mais importantes e reconhecidos do país. No ano que vem os amantes do motociclismo se reúnem de 13 a 15 de julho no parque de Exposições Conta Dinheiro. Mais de 40 mil pessoas prestigiaram 5º Encontro de Veículos Antigos e Clássicos de Lages. Neste ano o evento bateu recorde de inscritos, 682 expositores, que geraram cerca de 500 diárias de hotel. Em 2018, o evento retorna nos dais 28 e 29 de julho.
 
 
Música de qualidade e de graça  
 
A beleza da música clássica alcançou mais de 10 mil pessoas durante a 5ª edição do Festival Internacional Música na Serra, organizado pelo Instituto José Paschoal Baggio entre 16 a 22 de julho, em Lages. O evento contou com a direção artística do Maestro Jean Reis e a participação de artistas renomados internacionalmente. As apresentações gratuitas ocorreram em sete concertos noturnos no Teatro Marajoara.  
Na esfera acadêmica, 250 alunos vindos das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Santa Catarina, do Chile, Argentina e Bolívia participaram de 360 horas de aulas de master classes e canto coral. “Uma das novidades foi a realização de concertos para o público de hospitais e asilos. A atividade foi bem recebida pela sociedade e teve uma avalição super positiva”, comenta a produtora executiva do Festival Internacional Música na Serra, Edite Moraes. Ela destaca ainda que  a 6ª edição do Festival ocorre de 15 a 21 de julho de 2018.
 
Mais de oito mil expectadores nas atividades culturais do Sesc 
 
Mostras de cinema, teatro, artes cênicas que fazem parte do EmCenaCatarina, Circuito Sesc de Música e Palco das Artes, fizeram parte da programação cultural diária especialmente preparada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para o Serra Catarina Festival de Inverno. Esse conjunto de atividades atraiu mais de oito mil pessoas aos locais de apresentação.  
 
Gastronomia em evidência  
 
A terceira edição do Festival Sabores de Lages, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Cultural de Lages, contou com 15 estabelecimentos participantes. Os resultados positivos do evento, que a cada ano se reinventa e ganha novos adeptos, foi comemorado pelos organizadores. 
 
São Joaquim
 
Em São Joaquim, mais de 10 mil pessoas prestigiaram a 10ª Cavalgada da Nevasca. O evento contou com 4 mil inscritos, gerou seis mil refeições diárias e duas mil diárias de hotel. Em 2018, ela ocorre nos dias 28 e 29 de julho.Outro evento que chamou a atenção do público foi a Trilha da Maçã e do Vinho que contou com 109 participantes. Na competição, foram consumidos cerca de seis mil litros de combustível e servidas 600 refeições diárias. Ano que vem a competição ocorre no dia 7 de julho. Ainda no município, mais de quatro mil pessoas participaram da inauguração do Boulevard.
 
Operação Inverno da Polícia Militar 
 
Neste ano, a Polícia Militar instituiu a Operação Inverno, e em 60 dias de atividades foram percorridos mais de 12 mil quilômetros, inibindo furtos e roubos. Foram feitas 306 visitas preventivas, abordados 256 veículos e realizadas 884 interações com moradores e turistas. A atividade também recebeu apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Apoio de Motocicletas (Rocam), da Companhia de Polícia Militar de Policiamento com Cães (CiaPolCaes), e do helicóptero Águia para algumas situações.  
 
Texto e fotos: Catarinas Comunicação