//Semana do Pequeno Cidadão tem atividades voltadas ao público infantil

Semana do Pequeno Cidadão tem atividades voltadas ao público infantil

O Sesc e Instituto Mix foram parceiros nesta quarta-feira, com a distribuição de brinquedos e realização de jogos e brincadeiras

Na semana do Dia das Crianças o Balcão Cidadão desenvolveu uma programação especial voltada aos pequeninos, com a Semana do Pequeno Cidadão. A agenda de atividades foi executada na sede da instituição, localizada na Rua Zeca Neves, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo, e na quadra de esportes do Parque Jonas Ramos (Tanque).Nesta quarta-feira (11) cerca de 40 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Vicente, do bairro São Sebastião, participaram das atividades.

Desta vez a ação foi em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que doou brinquedos arrecadados durante uma campanha própria.Aproximadamente 400 brinquedos, de todos os tamanhos e estilos, foram levados para distribuição entre as crianças, sendo ofertados dois para cada. O restante será distribuído em algumas entidades filantrópicas voltadas ao público infantil. Durante a campanha o Sesc conseguiu arrecadar aproximadamente 2.900 brinquedos em bom estado de conservação, entregues entre escolas de bairros carentes e entidades.Outro parceiro do evento foi o Instituto Mix, que realizou pintura facial, brincadeiras e dinâmicas com os pequenos, de forma interativa e divertida. De acordo com a diretora do Balcão, Adriana Dolberth, o objetivo do projeto Pequeno Cidadão é trabalhar valores morais e princípios de cidadania entre as crianças, já os inserindo na sociedade através da confecção de documentos. “É importante que a criança já se sinta parte da sociedade, tendo em mãos seus documentos pessoais, refletindo também em direitos e deveres”, diz Adriana.Outras atividades foram executadas ao longo da semana, com uma sessão de cinema com filmes infantis, realizada na segunda-feira (9), com a participação de alunos de várias escolas e comunidade em geral, reunindo aproximadamente 80 crianças. Na terça-feira (10), em parceria com a Diretoria de Trânsito de Lages (Diretran), foram realizados jogos interativos com o tema responsabilidade no trânsito, contando com a participação de 30 crianças.A diretora Adriana reitera também que o trabalho através do projeto Pequeno Cidadão acontece ao longo de todo ano, com visitas e ações nas unidades escolares, com a confecção de documentos entre pais e alunos, tanto da educação infantil quanto no ensino fundamental.

Fotos: Carlos Becker