Notícia no Ato

Governador Eduardo Pinho Moreira dá posse ao novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O governador Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira, empossou o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel BM João Valério Borges, nesta quarta-feira, 28, no Centro de Ensino da corporação, no Bairro Trindade, em Florianópolis. O cargo era ocupado pelo coronel Onir Mocellin, que ficou à frente da pasta por três anos. Também tomaram posse o subcomandante-geral coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal e o chefe do Estado-Maior Geral, o coronel BM Alexandre Correa Dutra.“É uma instituição vital para a tranquilidade da população. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina presta um trabalho inestimável, todos nós sabemos da dedicação. E agora, com a troca de comando, continua o mesmo espírito dos últimos anos, que é a reposição de efetivo, equipamentos modernos, serviços com qualidade e eficiência, sempre buscando o melhor para proteção dos catarinenses. Temos certeza que as conquistas desta corporação continuarão”, disse o governador.O secretário da SSP salientou que as necessidades da Segurança Pública em qualquer lugar do Brasil são sempre urgentes. “Devemos utilizar os recursos disponíveis com criatividade e inovação. Iniciamos uma nova jornada de vitórias. Temos um histórico relevante no Corpo de Bombeiros, podemos e devemos buscar novos desafios. Certamente a maior e mais digna recompensa é a de chegar ao final do dia e voltar para casa orgulhoso por fazer parte de um time vitorioso. E isso, todos da instituição são”, informou.

O coronel João Valério Borges, que assumiu a corporação, tem vasta experiência na administração pública e na vida militar. Ele assumiu o subcomando-geral em junho do ano passado. A maior parte da carreira militar passou na região serrana, comandando os batalhões de Lages e Curitibanos. O novo comandante destacou que a gestão será de continuidade aos trabalhos que já vêm dando certo no Corpo de Bombeiros Militar. “Temos muitos projetos interessantes, principalmente nas áreas social, operacional e administrativa, como por exemplo, os guarda-vidas civis e os bombeiros comunitários. Vamos buscar a parceria e a integração com outras secretarias, para que a corporação evolua cada vez mais”, informou Borges.Ao deixar o comando, Mocellin relatou que nos últimos três anos a instituição aumentou quatro vezes o número de vistorias e análises de projetos preventivos contra incêndios e foi atendida toda demanda reprimida, além de outras conquistas. Destacou que, no último ano, o Corpo de Bombeiros realizou 630 mil atendimentos, uma média de 1,7 mil por dia. “Tivemos respeito e muito cuidado com o cidadão. Reduzimos em mais de 50% as mortes por afogamentos nas praias. Nesta última temporada, tivemos apenas uma morte por afogamento em área protegida. A melhor temporada de todos os tempos. Tenho certeza que cada integrante do Corpo de Bombeiros, assim como eu, se orgulha da instituição a que pertence. Hoje posso dizer com toda certeza que sou uma pessoa realizada e faria tudo de novo”, afirmou o coronel Mocellin.No final da cerimônia, que foi acompanhada por autoridades e familiares, os novos comandantes tomaram o banho do tradicional batismo dos bombeiros.

Subcomando

O coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal, em sua trajetória profissional, exerceu a chefia da seção de atividades técnicas e foi revisor da norma de segurança contra incêndios de Santa Catarina. Comandou o pelotão nas cidades de Curitibanos, Araranguá, Criciúma e Joaçaba. Chefiou a seção de atividades técnicas em Curitibanos e a divisão de perícia em incêndios e explosões em Florianópolis. Foi representante da instituição na revisão das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, chefiou a assessoria parlamentar no Corpo de Bombeiros e, por último, exerceu o cargo de diretor de Atividades Técnicas.

Chefe do Estado-Maior Geral

Em sua trajetória no Corpo de Bombeiros Militar, o coronel BM Alexandre Correa Dutra exerceu como principais funções o comando do Centro de Ensino da Academia do CBMSC e da escola de formação e aperfeiçoamento de praças, chefiou a 3ª seção do Estado-Maior Geral e comandou o 10º Batalhão de Bombeiros em São José. Até o momento, exercia o cargo de diretor de ensino da corporação.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário