Notícia no Ato

5° Batalhão de Bombeiros Militar e Prefeitura de Lages entregam viatura e equipamentos

Em data de 28 de abril corrente, o Tenente Coronel BM Paulo Diniz Arruda Nunes, Comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM), e o Prefeito Municipal de Lages, Antonio Ceron, realizaram a entrega de viatura, equipamento e reformas no quartel do Corpo de Bombeiros Militar no município

Acompanharam a entrega, observando as regras de prevenção ao COVID-19, o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alvaro Mondadori (Joinha), o Major BM Mateus Muniz Corradini, Subcomandante do 5ºBBM, além do Sargento BM Clayton Costa e do Soldado BM Hélio Marcon Júnior, responsáveis pelo setor de compras e logística do Batalhão. O Prefeito Ceron entregou a chave da nova viatura ao Sargento BM Antônio Carlos Sabino, simbolizando a entrega oficial de todas as novas melhorias.
Gerador estacionário
Conforme previsto em plano de aplicação, foi adquirido e instalado no quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Lages um gerador estacionário de grande capacidade (carga elétrica nominal de 168 kVA), capaz de atender a demanda de todo o quartel, contando com acionamento automático ao ocorrer a interrupção do fornecimento da energia elétrica convencional.
Troca da cobertura
Também foi trocada a cobertura do setor operacional do quartel, a qual era em telha de fibrocimento, sendo substituída por telhas em aço galvanizado com proteção termoacústica. Registra-se, ainda, a substituição da estrutura de cercamento do campo de atividade física do quartel, a qual havia sido danificada no chamado “ciclone bomba” no ano de 2020.
Viatura
Além dessas medidas, foi adquirida uma nova viatura, modelo Ônix, a qual passa a integrar a frota voltada para a atividade de fiscalização preventiva contra incêndio.
A aquisição do gerador objetiva dotar o quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Lages de autonomia no que concerne ao abastecimento de energia elétrica, de maneira a não ter seus serviços prejudicados por eventuais interrupções do fornecimento da energia elétrica convencional, em especial as interrupções decorrentes de eventos naturais adversos, tais como temporais, vendavais e granizo.
A substituição do telhado do quartel operacional também tem o objetivo de diminuir a vulnerabilidade da edificação frente aos eventos naturais adversos, de forma a evitar o que ocorreu na tempestade de granizo de 2014, quando o telhado do quartel foi severamente danificado, causando prejuízo aos atendimentos.
É importante registrar que no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Lages, além de estarem abrigadas as equipes de atendimentos emergenciais do próprio Corpo de Bombeiros e do SAMU, também está instalada a Central de Emergências, responsável pelo recebimento dos chamados ao Corpo de Bombeiros (193) e ao SAMU (192) de todo o Planalto Serrano e pelo encaminhamento das equipes para os atendimentos.
A intenção da aquisição do gerador e da substituição do telhado, portanto, é reduzir ao máximo a vulnerabilidade de nossas instalações físicas e de nossos sistemas, visto que é justamente na ocorrência de eventos críticos que as demandas da comunidade pelo auxílio do Corpo de Bombeiros se intensificam, de forma que não tenhamos interrupções ou dificuldades para prestar os atendimentos, desde do recebimento das ligações aos telefones 192 e 193, do registro das ocorrências e dos despachos das equipes para os locais das ocorrências.
Recursos
As aquisições e os serviços foram custeados com recursos do Convênio nº 009-2016, firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Município de Lages, decorrentes da arrecadação das taxas cobradas quando da realização das vistorias e análises de projetos de segurança contra incêndio, no valor total de R$ 335.351,43.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!