Notícia no Ato

Praça revitalizada é entregue à comunidade capãoaltense

Os capãoaltenses ganharam mais um espaço público revitalizado pela Prefeitura. A Praça Celso Pereira de Córdova, que tem nome do pai do Prefeito Tito Freitas, está localizada no coração da cidade, em frente à capela Imaculada Conceição. A reinauguração da Praça aconteceu na tarde de sexta-feira (07), com a presença de diversas autoridades, entre elas, a Deputada Federal Carmem Zanotto, os vereadores João Branco, Presidente da Câmara, Miguel Pereira, João Edeir, Sadiana Mello e Janaice Mortari, assim como o vice-prefeito “Zezo Pires”. Os fiéis participaram de uma missão celebrada pelo Bispo Diocesano de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang, que foi auxiliado pelo Frei Miguel da Cruz e pelo Padre Euclides Alves da Silva, que administra a Área Pastoral do município, e também os Integrantes do Terço dos Homens de Lages, participaram da liturgia.

Ato inaugural
Após a missa o público presenciou o ato de reinauguração (revitalização), com as autoridades já nominadas no palco instalado. O Bispo, abençoou a imagem da Imaculada Conceição, que foi colocada em frente à igreja, onde fiéis, devotos já estavam fazendo em orações. A capela construída pelo Tito Freitas, na época em que ele era presidente do Conselho da Comissão, nos meados de 1985, não tinha uma placa de sua história exposta pela parede, a prefeitura providenciou e ela foi colocada na frente da igreja. Segundo Tito, as placas contam história a qual foi descerrada com registro da data da revitalização da praça.


O prefeito, enalteceu o trabalho de sua equipe, e disse que “todos estão de parabéns, pelo empenho e dedicação”, citando os nomes de todos que se empenharam, para a realização de mais uma obra entregue à comunidade. Tito Freitas enalteceu o trabalho realizado com responsabilidade, “exemplo disso, é o dinheiro em caixa, salários em dia, aquisição de equipamentos, veículos, e obras em andamento, e outras que estão sendo licitadas. Capão Alto está se desenvolvendo’ observou o prefeito.

Palavras do Bispo Diocesano


O Bispo Dom Guilherme Antônio Werlang na oportunidade acrescentou que, “a revitalização da Praça Celso Pereira de Córdova, em frente à Capela Imaculada Conceição, a qual temos intenção de transformá-la em Paróquia, que há uma semana atrás foi transformada em Área Pastoral de Capão Alto, a cargo do Padre Euclides Alves da Silva já residindo em Capão Alto. Hoje foi entregue a Praça revitalizada. Conclamamos também para a revitalização cristã simultaneamente em Capão Alto e nas comunidades do interior. A Praça, em frente à igreja, sempre esteve implantada, uma herança antes do Cristianismo, e também existente hoje no Vaticano em Roma. Isso quer dizer que a praça faz parte da vida de uma cidade. É um lugar para o povo se encontrar antes de um culto com os irmãos que são. É também um ponto de referência para o lazer da comunidade. Uma das políticas públicas mais importante em uma cidade, onde o espaço é oferecido às famílias e lazer sadio, evitando que a juventude caia para as drogas e a prostituição. É um investimento no povo. Somos grato ao prefeito Tito Freitas e aos vereadores, que também aprovaram esse projeto. Nós, como igreja nos sentimos privilegiados por poder contarmos com a revitalização dessa Praça em frente à Capela da Imaculada Conceição”, frisou o Bispo Diocesano de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang.

Família de Celso Pereira de Córdova, presente ao evento


Entre eles, Evaldo Pereira de Freitas, de 83 anos, residente em Marilândia do Sul, Estado do Paraná. Maria Juracema Pereira de Córdova, Evaldino Pereira de Freitas e o prefeito Tito Freitas, além dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos de Celso Pereira de Córdova. A reportagem do Notícia no Ato fez um registro fotográfico da família reunida. Alguns não puderam comparecer devido à compromissos pessoais assumidos anteriormente. Para encerrar, a Banda capãoaltense Exalta Som animou os presentes com uma boa música.

 

 

 

 

 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário