Notícia no Ato

Capão Alto dá largada na vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Capão Alto, através da Secretária Municipal da Saúde, na Serra, deu início à vacinação contra a Covid-19, na manhã desta quarta-feira (20). A primeira pessoa a receber o imunizante foi a técnica em enfermagem Patrice Mortari, de 40 anos. Ela trabalha na rede pública de saúde do município há mais de 20 anos e, além disso, atua como vacinadora.
Nesta primeira fase, segundo cronograma do Ministério da Saúde, devem ser imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid e os idosos. A vacina que está sendo aplicada é a Coronavac, do Instituto Butantan.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Gislaine Freitas Antunes, o volume de doses que chegou ao município é pequeno, por isso, primeiro “vamos procurar vacinar os profissionais de saúde e se restar alguma coisa, as pessoas acima de 65 anos” na sequência da imunização. “Como as doses são poucas, vamos priorizar os atendimentos”.

Ela reforçou que a vacinação dos grupos prioritários acontecerá de forma gradativa e dependerá da quantidade de doses que forem disponibilizadas ao município. “Estamos fazendo o possível à medida que as vacinas vão chegando. A comunidade está ansiosa, e o prefeito (Tito Freitas), como presidente da Amures, manifestou preocupação [quanto ao baixo volume de doses disponíveis], mas temos que ter esperança que virão mais doses”, frisou.

A secretária destacou que atender a população é a principal prioridade da administração. “Estamos sempre preocupados em ofertar os serviços da melhor maneira possível. Precisamos ver a nossa comunidade assistida e que se sinta beneficiada com este serviço (vacinação). O momento é de alegria e esperança que as coisas vão melhorar. Acreditamos nos órgãos que estão interessados e fazendo todos os esforços necessários”, comentou a secretária, que também é enfermeira.

Por fim, Gislaine agradeceu ao pessoal da linha de frente no combate à Covid. “O nosso reconhecimento aos profissionais de saúde que não desistiram em momento algum, desde o início da pandemia, em especial os profissionais da minha unidade de saúde. Todos eles não estão medindo esforços, trabalham dia a dia, em horário estendido, com toda a convicção de que a gente vai vencer esta pandemia. Agradecemos também o empenho dos cientistas e todas e as pessoas que fizeram com que essa vacina chegasse a nossa cidade”, finalizou.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!