Notícia no Ato

Pandemia provoca alta em preços de medicamentos e insumos

Capão Alto-A pandemia da covid-19, além de afetar a saúde de população e provocar milhares de mortes em todo o Brasil, também impactou o preço dos medicamentos e insumos, produtos indispensáveis para cuidar da saúde da população. Os preços “salgados” estão pressionando os serviços de saúde, fazendo com que os municípios gastem mais do que o orçamento previsto para esta área.

Em Capão Alto, a secretária municipal de Saúde, Gislaine Freitas, comenta que o município vem sentindo o impacto dos preços altos. Em comparação aos valores praticados antes da pandemia, os preços aumentaram de forma significativa. Atualmente, o município vem gastando cerca de 21% de seu orçamento em saúde, sendo que o limite estabelecido por lei para este setor é de 15%. “Aumentou o preço de tudo, mas estamos dando conta do recado”, afirma a secretária.

Para driblar os altos preços, algumas estratégias foram adotadas no município, tudo para manter a qualidade dos serviços oferecidos à população. Antes de fechar qualquer negócio, por exemplo, é feita uma pesquisa de preços. Além disso, o município contou com a ajuda de parceiros da região para obter os insumos necessários. “Os altos preços nos deixaram de mãos atadas. Tivemos que organizar os nossos serviços, estamos fazendo a nossa parte, trabalhando de forma organizada para não deixar faltar nada a população”, destaca a secretária.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!