Notícia no Ato

Descarte incorreto de lixo segue ocorrendo em localidade do interior de Capão Alto

A Prefeitura de Capão Alto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue trabalhando para resolver a questão do descarte incorreto de lixo na localidade de Arrozeira, no interior do município, às margens da BR-116. O local virou ponto de descarte indevido de resíduos, o que vem preocupando as autoridades municipais.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Alex Madruga, no local, é possível encontrar de tudo, desde “moveis”, pedaços de couro e de automóveis, borracha, geladeira até material orgânico, como alimentos e animais mortos. São resíduos descartados, principalmente, por pessoas de outros municípios da região. “O problema vem se agravando”, afirma o secretário, lamentando a situação.

Ele lembra que havia no local uma estrutura (gaiolas e casinhas) para armazenar os resíduos, mas essa estrutura foi danificada. Isso, aliado à falta de consciência da população no descarte, motivou uma ação judicial, movida pela Autopista Planalto Sul (Arteris), contra a Prefeitura. Com isso, a administração teve que retirar toda essa estrutura que havia no local.

Alex classifica como inaceitável o descarte incorreto de lixo no local. Ele lembra que, atualmente, uma equipe da Prefeitura está fazendo a coleta do lixo no local, todas as terças, quintas e sábados, além disso, há a coleta rotineira feita pelo caminhão.  Ele aproveita para lembrar que a administração também está fazendo a coleta de resíduos em outros pontos do interior do município, sobretudo nos pontos turísticos.

O secretário afirma que está conversando com Autopista para selar um novo acordo, para resolver a questão da coleta do lixo no local através da colocação de caixa de containes. Se não houver acordo, a Prefeitura irá assumir o serviço. Enquanto isso, ele pede que a colaboração da população ao realizar o descarte, contribuindo para a preservação da natureza e a para a limpeza rural do município.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!