Notícia no Ato

Eleita a realeza da 5ª edição da Festa do Peão Laçador

Correia Pinto- Após 17 anos sem realizar um dos principais eventos da Serra Catarinense, no último sábado (30 de março), em noite destinada ao resgate da tradição, da cultura e valorização da beleza correio-pintense, mais de 500 pessoas compareceram ao Centro de Eventos Alexandre Júlio para prestigiar as 15 candidatas de 18 a 25 anos ao posto de rainha e princesas da 5ª edição da Festa do Peão Laçador.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Correia Pinto, através da Fundação de Esportes e Cultura, e com o apoio Associação do Tradicionalismo e Agronegócio de Correia Pinto, a cerimônia foi marcada por apresentação de autoridades municipais, composição da mesa julgadora, apresentações musicais e homenagens às rainhas e princesas das edições anteriores.

O processo de escolha da rainha e princesas

Conduzido por Mário Motta, âncora e apresentador do Jornal do Almoço da NSC TV, o concurso ocorreu em três etapas. Na primeira o desfile das candidatas à realeza em três grupos de cinco pessoas. Em seguida o desfile individual, e por fim, a explanação oral acerca de temas sorteados, como por exemplo: conhecimento sobre o processo histórico, econômico e cultural do município e da Festa. Já na segunda etapa, de forma aleatória, aconteceu o anúncio das cinco candidatas mais votadas, a explanação oral do convite da Festa e o desfile individual. E na última, a divulgação da rainha e princesas.  São elas: Maria Rafaela Bueno Berfart (rainha), Uly Gabriele Lenzi Germiniani (1ª princesa) e Camila Souza Velho (2º princesa).

Cada uma das vencedoras recebeu como premiação uma coroa, uma faixa e um troféu. A eleita rainha recebeu o valor de R$ 2 mil e as princesas R$ 1 mil cada uma. A ocasião também marcou o início das comemorações do 37º aniversário de emancipação político-administrativa de Correia Pinto.  

 


Os critérios de avaliação

Visto que um dos objetivos do concurso foi eleger jovens que reúnam atributos como beleza física, capacidade de desenvoltura e conhecimento sobre cultura do município a fim de promover e divulgar a história e os valores da festa, os jurados levaram em consideração aspectos como postura, elegância, simpatia e comunicação. 

A paixão da rainha pelo tradicionalismo

Maria Rafaela Bueno Berfart, de 20 anos é acadêmica de Engenharia Civil. Ela possui uma relação com o tradicionalismo gaúcho desde o começo da vida. Seja no acompanhamento dos acampamentos de rodeios, torneios ou invernadas crioulas. “Para mim é uma honra representar o município em que eu nasci, a tradição que eu vivo e os costumes que eu aprendi com a minha família”, declarou Maria Berfart logo após ser coroada rainha.

Resgatando o tradicionalismo e a cultura identificadora de Correia Pinto

Simone Correia e Ademar Correia, ambos de 45 anos, relatam que acompanharam pela última vez a 3ª e 4ª edição da Festa, isto em 2000 e 2002, respectivamente. “São 17 anos de espera pelo retorno. Nós que vivemos o tradicionalismo sentimos bastante falta”, disse Ademar, patrão do CTG Renovando a Tradição”. 

Durante o pronunciamento, o prefeito de Correia Pinto, Celso Rogério Alves Ribeiro, agradeceu a presença maciça da comunidade, o apoio do Poder Legislativo na realização do evento e aproveitou para destacar a importância da retomada da 5ª Festa do Peão Laçador. “Assumimos este compromisso com a comunidade. Não há dúvidas que este evento retrata a tradição e cultura da cidade, o qual se assemelha com o da região serrana como um todo. Então isso acaba por atrair visitantes e fomentar o turismo. Presenciei um público vibrante, entusiasta e alegre com o momento que Correia Pinto vive”, comentou o prefeito.

Em concordância a isso, a secretária da CCO e primeira dama do município, Miriam Jaqueline Burk, ressalta que no auge do evento os melhores e mais premiados laçadores de torneios nacionais e internacionais são e/ou estiveram em Correia Pinto. “É o grande evento da nossa terra que garantiu para a cidade o apelido de terra do peão laçador. Na programação, deve haver shows o Grupo Os Serranos; gineteada; rodeio; apresentações culturais da Fundação Municipal de Esportes e Cultura; café tropeiro e missa crioula (celebração ecumênica com características gaúchas)”, declarou Miriam. 

Além da 5ª Festa do Peão Laçador que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Parque de Exposições Lindolfo Burk, ainda no mesmo local, outro evento importante a ser realizado no município é o 4º Festival da Canção Canta Catarina, no dia 4 de maio.

Investimentos em melhorias estruturais do Parque de Exposições Lindolfo Burk

Com investimentos oriundos do Ministério do Turismo e contrapartida municipal, o Parque de Exposições Lindolfo Burk passou por uma série de melhorias estruturais, como mudança na cobertura da antiga sede da Comissão Central Organizadora (CCO), construção de banheiros com acessibilidade, construção da casa do narrador e passarela, por exemplo.

Reinaugurado há duas semanas, no dia 17 de março, o Parque recebeu a 4ª edição do Rodeio da Integração, com laçadas, gineteadas, churrasco, apresentações artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) e show do Grupo Candieiro.


Por Daniel Costa /Jornalista/Para Notícia no Ato

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário