Notícia no Ato

2º FLICOP desperta interesse e incentiva a vocação pela Cultura local

Olhares curiosos e atenção concentrada, assim foi a abertura do 2º FLICOP –  Festival Literário de Correia Pinto, que aconteceu na noite desta quarta-feira no Centro de Evento Alexandre Júlio.O evento aberto gratuitamente à comunidade seguirá recheado de atrações até 31 de Agosto, com Feira Literária, palestras com a participações de renomados escritores, concurso de redação/fotografia /desenho, campeonato de xadrez, musical aventura das letras, robótica, live Painting(Pintura Livre),Workshops, Foodtruck, apresentações artísticas das CEIs e das escolas município.Objetivo do projeto é fortalecer e estimular a cultura leitura e formar escritores no futuro.Antes da abertura do vento, jovens crianças e adultos, presenciaram a Escultura Viva Leitores do Colégio João Paulo I, no palco do Centro de Eventos que chamava a atenção pela iniciação artística dos alunos, os quais demonstraram estar conscientes da apresentação que estavam realizando.

Uma certeza de sucesso no futuro! Foi uma apresentação de muita sensibilidade e senso artístico dos alunos que receberam elogios do público presente.

Homenagem

À escritora Alcy Irene Alves Júlio, que com o seu livro “Pedras e Flores do Nosso Chão” ajudou-nos a conhecer melhor a história do município de Correia Pinto. Soubemos, por exemplo, que no início, ainda enquanto vila, os filhos dos fazendeiros passavam a semana em suas casas localizadas na praça, para que tivessem acesso às escolas. “Depois criaram um clube, com sócios contribuintes. No clube havia até uma biblioteca, bem montada, onde muitos adquiriram o amor pela literatura, melhorando os seus conhecimentos intelectuais”. Naquele tempo, estudar não era uma missão fácil. Alguns percorriam grandes distâncias à pé. Ainda hoje, não é, mas temos mais escolas e bibliotecas espalhadas pela cidade. Vejam só: temos até um Festival Literário. Um grande Festival Literário! “Tenho certeza que outras páginas virão e talvez escritas por você… Não esqueça: Você é o fermento de uma nova esperança.” Trecho retirado do livro: “Pedras e Flores do Nosso Chão”, escrito pela homenageada. Então, representando todos os escritores, poetizas e colunistas do nosso município, entre eles: Ita Regina Telles, Silda Thereza Erpen, Zenon José Albino, Eliana Camargo Moreira, Orval Airam Molina, Salustiano Molina, Osmarino Sironi, Donizete de Cássia Furtado Madruga, Celso Rogério Alves Ribeiro, Alcy Irene Alves Júlio, presente no evento recebeu uma  homenagem, em sinal do agradecimento por manter viva a história de Correia Pinto, levando a literatura local para todos os cantos do Brasil.

Após homenagem, Prefeito Celso Rogério, fez seu pronunciamento muito emocionado

A leitura ajudar as pessoas a vencerem na vida? Como a leitura pode transformação nossa realidade? Que papel a leitura representa na transformação social do nosso país?

Vivemos numa era em que para nos inserir no mundo profissional devemos possuir boa formação cultural e muita informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, pois quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara e objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação. Tudo isso é comprovado por meio de pesquisas, as quais revelam que na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso mesmo, entram mais fácil no mercado de trabalho, ocupando cargos gerenciais e de diretoria.

 Abertura do evento

Público pode prestigiar apresentação do grupo de dança Free Step de Ponte Alta do Norte, com suas coreografias.

Painel com o escritor Daniel Munduruku

Daniel Munduruku, renomado escritor de livros infantis, pertencente à etnia indígena Mundurucu. É graduado em filosofia, história e psicologia. Tem mestrado em antropologia social pela Universidade de São Paulo. É doutor em educação pela Universidade de São Paulo. Recebeu a Comenda do mérito cultural por duas vezes e vários prêmios no Brasil e no exterior, entre eles: Jabuti, Érico Vanucci Mendes (CNPq), Tolerância (UNESCO). Finalizando a noite de abertura do 2ºFLICOP APRESENTAÇÃO DA INVERNADA ARTÍSTICA DO COLÉGIO MOTIVAÇÃO.

O 2º Festival Literário Cidade de Correia Pinto “2ºFLICOP” é uma realização da Prefeitura Municipal e CDL, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho da Comunidade da Comarca de Correia Pinto, Rotary Club Correia Pinto, APAE de Correia Pinto, ACIACOP e ACIACOP Jovem, Rádio Voz Serrana, FarmaSesi, Sistema Fiesc (Ciesc/Sesi/Senai/IEL) e Portal e Jornal Noticia no Ato.

 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário