Notícia no Ato

PORTARIA CONFIRMA HOMOLOGAÇÃO DO AEROPORTO REGIONAL

Mais um capítulo da novela! Em obras desde 2002, o Aeroporto Regional do Planalto Serrano em Correia Pinto, teve nesta segunda-feira (03), a confirmação de homologação do aeródromo. Foram exatos 18 anos para chegar este momento e muita luta das autoridades regionais.

Depois da publicação no Diário Oficial da União do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo do Aeroporto Regional, foi divulgada a portaria de homologação. O superintendente de infraestrutura aeroportuária, Virgílio de Matos Santos Castelo Branco, inscreveu o código identificador do aeródromo, definiu o ponto de referência e denominou o local como Aeroporto Regional do Planalto Serrano. A inscrição tem validade de 10 anos e passa a valer a partir de hoje.

Desde 2001, o aeroporto está sendo administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero –. A última reunião para tratar do assunto foi organizada pelo Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra/Amures. Trouxe a Lages no dia 17 de janeiro, o Secretário de Infraestrutura do Estado Carlos Hassler, onde definiram prazos para colocar o aeroporto em funcionamento.

Participaram da reunião na coordenadoria do Estado na Serra Catarinense (antiga ADR), representantes da CDL, Acil, Fórum das Entidades, deputada federal Carmen Zanotto, deputados estaduais Marcius Machado e Nilson Berlanda, prefeito de Lages Antônio Ceron, de Correia Pinto Celso Rogério Alves Ribeiro, presidente da Amures prefeito de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva, Procurador da República Nazareno Jorgealém Wolff e dentre outras autoridades toda diretoria do Conserra.

Prazos definidos para o Aeroporto

 Fevereiro – Publicação da portaria de homologação do aeroporto

Março – Licitação da empresa que irá operar o aeroporto

Junho – Início das operações do aeroporto

Confira a portaria na íntegra, abaixo:

 O Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 33, incisos X e XII, do Regimento Interno aprovado pela Resolução nº 381, de 14 de junho de 2016, tendo em vista o disposto na Resolução nº 158, de 13 de julho de 2010, e na Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, e considerando o que consta do processo nº 00058.113615/2015-24,

RESOLVE:

Art. 1º Inscrever o aeródromo público abaixo no cadastro, com as seguintes características:

I – denominação: Aeroporto Regional do Planalto Serrano;

II – código identificador do aeródromo – CIAD: SC0181;

III – município (UF): Correia Pinto (SC); e

IV- ponto de referência do aeródromo (coordenadas geográficas): 27°38’03”S / 050°21’30”W .

Art. 2º A inscrição tem validade de 10 (dez) anos.

Art. 3º As características cadastrais do aeródromo serão publicadas no sítio da ANAC na rede mundial de computadores.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário