Notícia no Ato

Câmara aprova projeto de Carmen que proíbe exportação de equipamentos hospitalares

O plenário da Câmara aprovou na noite de terça-feira (31) projeto da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) que proíbe a exportação de equipamentos hospitalares, de proteção individual e de higiene enquanto durar a pandemia do coronavírus. O projeto (PL 668/2020) será encaminhado à sanção do presidente da República.

Para a parlamentar, a proibição de exportações poderá suprir a escassez de equipamentos necessários para o enfrentamento do coronavírus.

“É inconcebível que neste momento de crise faltem equipamentos de proteção para os nossos profissionais e respiradores mecânicos para salvar vidas. É preciso união, todos têm de dar sua contribuição no enfrentamento desta pandemia”, afirmou a relatora da Comissão Externa que acompanha as ações do governo.

De acordo com o projeto, não podem ser exportados aventais, gorros, luvas, máscaras, aparelhos de respiração mecânica e camas hospitalares. A produção nacional precisa abastecer essa força de trabalho, que é formada, em sua maioria, por enfermeiros.

O deputado Luiz Antonio Teixeira Junior (PP-RJ), presidente da comissão, é coautor da proposta.

Ao final do encaminhamento do voto, Carmen reforçou posição a favor do isolamento social para reduzir a propagação da pandemia no país, conforme recomendação da OMS e do Ministério da Saúde.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário