Notícia no Ato

DEM E PDT: PARCEIROS EM BUSCA DE ESPAÇO PARA RENOVAÇÃO

O mês de abril de dois mil e vinte, marcado pela luta contra a Covid-19, obrigou milhares de pessoas em todo o país a encontrar meios alternativos para seguirem suas atividades diárias, marcou também o fim do prazo para que em todo o Brasil os partidos políticos através de seus membros pudessem registrar seus estatutos de novas legendas. Ainda, na sexta-feira, 03/04, encerrou-se o período de janela partidária, para que os vereadores que almejam concorrer à reeleição ou aspirem a chefia do Executivo Municipal, pudessem trocar de partidos sem prejuízos ao mandato em curso.
Diante do parecer do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o calendário das eleições de 2020 está inalterado, até nova decisão. O município de Correia Pinto registrou a movimentação dos partidos que compõem o cenário político local. Na observação das normas que regulam as ações partidárias, mereceu atenção a que permite coligação apenas para a majoritária (para prefeito e vice), e não mais para a proporcional (para vereadores).
Sob este prisma, é que o PDT (Partido Democrático Trabalhista) e o DEM (Democratas), deram um importante passo, com o propósito de agregar experiência e conhecimento, a um conceito evidenciado nas urnas em 2018, de que é preciso abrir espaço para a renovação, respondendo a voz do eleitorado com capacidade comprovada.


A presidente do DEM, Neusete Maziero enfatizou que, o posicionamento adotado demonstra o resgate da credibilidade e da confiança que são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho sério: “[…]. Acreditamos que com a aproximação destes dois partidos, damos um passo significativo para oferecer a Correia Pinto, valores que ambos trazemos, como marca registrada em nossa trajetória, e que desejamos reverter à população através de um trabalho pautado pela confiança e a seriedade”, observou Neuzete Maziero.

Muito o que avançar

O Vice-prefeito Casimiro de Liz, também do DEM, salienta que, “o município está diante um novo momento . Somos convidados a rediscutir o papel da política, e os novos desafios para os políticos, entendendo que a execução plena destes papéis dependem da capacidade de se contribuir para as mudanças, valorizando as diferenças, e principalmente respeitando as particularidades”, frisou Casimiro.

O sincronismo entre os grupos foi coroado ainda pela migração de alguns nomes do PDT para o DEM, com o intuito de ampliar a lista de possíveis pré-candidatos à vereadores, além da manutenção dos pré-candidatos à prefeito, Almir Bittencourt (PDT) e Neusete Maziero (DEM) até a data das convenções, e que deverão ocorrer entre julho e agosto, ocasião em que os partidos deverão definir também os candidatos a vice.
Sobre isso o pré-candidato Almir Bitencourt afirma: “Acredito que a ‘velha política’ em Correia Pinto esteja com os dias contados. […]. E essa parceria entre PDT e DEM é a prova disso, visto que a preocupação não está em definir antecipadamente os cargos, mas sim em abrir precedentes para que, aquelas pessoas que desejam desenvolver um trabalho diferente de tudo que já vimos, venham compor com este grupo, sem focar ‘cadeiras’, mas priorizando o desenvolvimento da cidade”.


Confiante no caminho que se apresenta, o então presidente do PDT, Juliano Padilha mostrou-se convicto de que há ainda muito a se construir, e que isso exigirá o empenho de todos para que o projeto que se inicia venha a se concretizar: “Não há um manual de como fazer política, o que exige que tenhamos consciência de que uma longa jornada nos espera, e que tudo depende muito de nossas escolhas e de nossa participação. Daí a importância de unirmos pessoas, ideias, definirmos as causas prezando pelo diálogo no intento de encontrarmos novas respostas para velhos problemas”. Concluí Juliano Padilha, presidente do PDT.

Por Juliano Padilha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário