Notícia no Ato

Correia Pinto endurece medidas após aumento de mortes por Covid

Devido ao aumento do número de mortes por Covid-19 em Correia Pinto, na Serra, o prefeito do município, Edilson dos Santos, reuniu-se com a Secretaria Municipal de Saúde e lideranças comunitárias para tomar medidas contra o novo coronavírus. Ficou definido que diversas ações serão tomadas com o objetivo de reduzir o contágio da doença e o número de mortes. Segundo levantamento, o número de mortes pela doença no município está acima da média regional (1,8 mortes por 1.000 habitantes, enquanto Lages está em 1.4). Na quinta-feira (14), sete pacientes de Correia Pinto estavam internados em UTI entubados.

Dentre as medidas adotadas, foram canceladas todas as férias programadas dos servidores da Saúde, sendo que estes funcionários serão convocados para o retorno ao trabalho, ampliando a equipe de atendimento e mantendo todas as unidades de saúde abertas. Além disso, foi autorizada a aquisição de testes do tipo antígeno, com o objetivo de detectar o vírus e iniciar o tratamento de forma precoce, no início dos sintomas, ampliando a testagem e isolando os pacientes e seus familiares.

Também foi aprovado pela comissão formada por autoridades municipais e representantes da sociedade civil o fechamento de praças e outros espaços públicos, com vistas a evitar aglomerações. Outra medida adotada será a redução do horário de funcionamento de bares e similares, sendo que estes estabelecimentos terão de fechar às 18 horas.

Também ficou decidido que, através da Vigilância Sanitária, o expediente de notificação será encaminhado ao comércio local e às igrejas, para que as determinações contidas nos decretos restritivos do Estado de Santa Catarina, no que diz respeito a lotação máxima de pessoas dentro dos estabelecimentos comerciais, sejam cumpridas. Será exigido o controle na entrada dos estabelecimentos, bem como a obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel.

Também fica proibida a realização de atividades esportivas coletivas em ambientes públicos e privados, bem como a realização de torneios e rodeios em todo município de Correia Pinto. Outras medidas que serão adotadas constarão de decreto do prefeito a ser publicado nos próximos dias.

Além do prefeito Edilson, participaram da reunião o vice-prefeito Josmar, secretários municipais e os vereadores: Madruguinha, Moacir Jardim, Andreia Meis, Fabrício Madruga, Lúcia Ortiz e Gilson Brito. Também participaram do encontro representantes da Igreja Católica e Quadrangular, Assembleia de Deus, além de autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CDL, Atacop, Klabin, Conselho Tutelar e a equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!