Notícia no Ato

Jocol 2021 terá futebol society

Na noite da última segunda-feira (10 de maio), ocorreu no ginásio de esportes Jones Minosso a reunião dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol), com a participação dos representantes dos times já inscritos na competição

O Superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renatinho Junior, e o Coordenador Geral dos Jocol, Benedito Moura (Dito), explanaram sobre as dificuldades de realizar a modalidade de futebol de campo, com a exigência pelo decreto do Estado de não poder haver a presença do público nos locais das competições. A solução para viabilizar um torneio que envolva os times das séries A, B e C dos Jocol foi criar um campeonato de futebol society.

No momento, os campeonatos amadores só estão liberados para as regiões que se encontrem no nível moderado (amarelo). A FME irá aguardar que Lages esteja neste nível para iniciar a realização dos Jogos.

As equipes que já se inscreveram no futebol de campo, poderão participar do futebol society livre. Para isso, basta um representante do time comparecer na FME, para assinar o termo de participação. Cada equipe poderá inscrever dois times no campeonato, tendo no máximo 15 atletas cada. Ocorrendo a inscrição de dois times, será mantido o nome da equipe e acrescentado as letras A e B.

Locais de competição

Com a necessidade de ter um local fechado para a realização dos jogos, todas as partidas serão realizadas em quadras de futebol sintético. “Um dos setores mais afetados nesta pandemia foi o das quadras esportivas. Pensamos em uma maneira de viabilizar o futebol dos Jocol e contemplar esse setor. Por isso vamos fazer um processo licitatório para que os proprietários das quadras que estejam dentro dos padrões estabelecidos possam participar”, disse o Superintendente da FME, Renatinho Junior. A ideia inicial é realizar as partidas somente aos domingos.

Prazo para inscrições

Os interessados terão até as 18h do dia 21 de maio, para confirmar a participação na modalidade.

Forma de disputa

Dependendo do número de equipes, o campeonato será disputado em grupos ou por eliminatória dupla. A coordenação dos Jocol irá aguardar as inscrições para definir o formato. As partidas serão disputadas em dois tempos corridos de 20 minutos.

Congresso técnico

O congresso técnico e o sorteio dos grupos ou confrontos serão feitos on-line, pelo Facebook da Fundação Municipal de Esportes, podendo ser acompanhado simultaneamente por todos os desportistas da cidade e com a possibilidade da interação dos dirigentes pela caixa de comentários.

Outras modalidades

As modalidades dos Jocol 2021 são: Futebol Society Livre, Rústica; Futsal Masculino, Futsal Masculino +40; Futebol Suíço + 40 (masculino); Futebol Suíço + 50 (masculino); Futebol Suíço (feminino); Futsal Feminino; Bocha feminino e masculino; Bolão 23 misto (dupla); Handebol masculino e feminino; Vôlei masculino e feminino; Vôlei de Areia masculino e feminino; Basquete masculino e feminino; Basquete 3×3 masculino e feminino; Ciclismo Mountain Bike masculino e feminino; Tênis de Mesa masculino e feminino; Tênis masculino e feminino; Tranca masculino, feminino e casais; Dominó masculino e feminino; Truco masculino e feminino; Xadrez

Obs: O Jocolzinho só será realizado após a liberação das competições para os menores de 16 anos.

Texto e fotos: Rafael Araldi

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!