Notícia no Ato

Centro de Convivência do Idoso leva o nome de Dom Oneres Marchiori

“Ele foi um verdadeiro herói. Estive com ele frequentemente antes de falecer, e mesmo nos momentos mais difíceis ele mantinha calma e sabia analisar as situações.” – Alziro Luiz Laabs, primo-irmão de Dom Oneres Marchiori

Após o interesse da prefeitura, com a aprovação do bispo Dom Guilherme Werlang, e do vigário da Diocese de Lages, o padre Ildo Ghizoni, na tarde desta terça-feira (12 de junho), em ato solene, o prefeito Antonio Ceron sancionou a Lei 012 aprovada pela Câmara de Vereadores de Lages, que denomina o Centro de Convivência do Idoso (CCI) como Centro de Convivência Dom Oneres Marchiori e também entregou uma homenagem para o primo-irmão de Dom Oneres, o senhor Alziro Luiz Laabs. Além do prefeito Antonio Ceron, acompanhado pela primeira dama, Salete Ceron, estiveram presentes o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos e demais autoridades municipais.

Antes de salientar Dom Oneres como uma figura importante para o município de Lages como religioso, o prefeito Ceron fez questão de recordar o ex-bispo como ser humano de bondade. “Temos um compromisso muito especial com todas as pessoas, especialmente com três públicos: Crianças, mulheres e idosos”, disse. Já o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, destacou a melhoria na qualidade de vida dos idosos em apenas seis semanas de atividades.

Primo-irmão de Dom Oneres Marchiori, Alziro Luiz Laabs, de 72 anos, natural de Carazinho (RS), vive há 35 anos em Lages com a esposa Helena Maria Laabs, 56, natural de Capinzal. “Dom Oneres Marchiori foi homem iluminado, fabuloso e justo. Foi amigo e conselheiro. Ele foi um verdadeiro herói. Estive com ele frequentemente antes de falecer, e mesmo nos momentos mais difíceis ele mantinha calma e sabia analisar as situações. Gratidão pela prefeitura municipal de Lages e pela Diocese. Dia 27 de junho completa um ano do falecimento de Dom Oneres”, recordou Alziro.

Bispo emérito de Lages, ele faleceu em 27 de junho de 2017, aos 84 anos. Esteve à frente da Diocese por mais de 20 anos e foi o terceiro bispo de Lages, depois de Dom Daniel Hostin e Dom Honorato Piazera.

O Centro de Convivência do Idoso Dom Oneres Marchiori

Localizado na rua Cláudio Galeno, 153, bairro Várzea, o local possui capacidade para atender até 500 pessoas por semana. Aberto de segunda a sexta, manhã e tarde, das 8h às 12h e das 14h às 18h, os profissionais atendem os grupos da terceira e segunda idade dos territórios de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e comunidade em geral. Diariamente, os grupos que visitam o espaço possuem transporte coletivo para o deslocamento à disposição.

Tem por finalidade promover a qualidade de vida, preservar a autonomia e manter a independência da pessoa idosa, incentivando o envelhecimento ativo e a dignidade dos usuários, além dos cuidados com a saúde e a educação, promoção da cidadania, convivência familiar e intergeracional, com o propósito de evitar o isolamento e a institucionalização, o acolhimento em asilos.

São oferecidas inúmeras atividades gratuitamente, realizadas pela Assistência Social e Habitação, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Agricultura, além da Fundação Cultural. Entre as atividades que serão oferecidas estão contação de histórias, pintura e desenho, xadrez, danças (vários ritmos), aulas de canto, trabalhos manuais, curso de cabeleireiro e de maquiagem, artesanato, ginástica (projeto Vida Ativa), horta comunitária do projeto Colheita Feliz, atendimento médico e fisioterapia (parceria com as universidades).

Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário