Notícia no Ato

Município aplica recursos em segurança dos servidores

Entre os serviços executados todos os dias úteis da semana estão varrição e recolhimento de resíduos em ruas e avenidas, roçadas, podas de árvores, manutenção em praças, canteiros e jardins, plantio e cultivo de plantas no Horto das Flores, situado no bairro Caça e Tiro, e pinturas de trânsito

Com praticamente cinco mil funcionários responsáveis pela normalidade de serviços públicos braçais, operacionais, técnicos, administrativos, financeiros e tributários à comunidade, a prefeitura de Lages mantém uma engenharia permanente para manter seus colaboradores protegidos no exercício de suas funções. No início da tarde desta terça-feira (19 de junho), o prefeito Antonio Ceron esteve na sede da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, bairro Caravágio, ao cumprir a agenda de entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), acompanhado pelo secretário da pasta, Euclides Mecabô (Tchá Tchá).

Em torno de 210 servidores foram contemplados, os quais receberam, cada um, duas camisas (uma de manga longa e outra de manga curta), calça, jaleco, botas, botinas, colete de sinalização refletiva, capa de chuva, protetores solares e auriculares, óculos de segurança, máscara de proteção, luvas de raspa e boné e cinto de segurança para roçadores. Parte dos materiais já havia sido distribuída em ocasião anterior. “A preocupação com a integridade do servidor é fundamental para que se sustentem suas atividades diárias a contento com sua saúde e as expectativas da comunidade. Há funções de menor e de maior risco, e o Município tem buscado suprir as necessidades de seus colaboradores, pois para prestar um bom serviço todos devem estar em atuação com segurança”, pontua o prefeito.

O valor total do investimento nos EPIs é de cerca de R$ 108 mil, provenientes do Município, cujos materiais foram adquiridos via licitação. “Os trâmites demoraram por conta de entraves jurídicos, técnicos, burocráticos e de recursos de empresas perdedoras. Vencidas todas as etapas chegou-se à conclusão da empresa vencedora”, reitera o secretário, adiantando, ainda: “A partir de agora, todos os funcionários de linha de frente da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente já está com o seu material. Os colaboradores assinaram um termo de responsabilidade (ficha de EPI) sobre a utilização do equipamento. Se a orientação não for seguida, precisaremos fazer uma notificação. Todos deverão proceder com seu trabalho de forma segura e adequada”. O secretário de Administração e Fazenda, Antonio Cesar Arruda, compareceu à entrega dos materiais.

Servidores contam com atribuições do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), da prefeitura de Lages, cabem as atividades diárias de análise, orientação e investigação em casos de acidentes no trabalho, inspeções de extintores e demais solicitações e adequações no combate a incêndio, cadastramento de Comunicação de Acidente de trabalho (CAT), elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para os trabalhadores com objetivo de aposentadoria especial, medições dos agentes de risco (a exemplo de ruído, iluminação, temperatura e umidade relativa do ar), especificações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), relatórios de segurança abrangendo um panorama geral, entre aspectos estruturais e riscos das principais atividades por setor, e capacitação do Cipa. As atribuições podem ser consultadas na NR 4 e na Lei 4.222.

Em Lages, o setor é composto por um engenheiro de segurança no trabalho e dois técnicos de segurança no trabalho, além de contar com uma estagiária. No processo seletivo recente da prefeitura estiveram previstas duas vagas para técnicos em segurança no trabalho, ou seja, a equipe deverá ser incrementada. Os próprios especialistas em segurança do SESMT receberam seus EPIs, como capacetes, óculos e sapatões, além de aparelhos para serviço – medidores de agentes de risco, como o dosímetro para ruídos com avaliação integral de jornada de trabalho, e o decibelímetro 4 em 1 para verificação de iluminação por fotocélula, ruído, temperatura e umidade relativa do ar na avaliação de desconforto térmico.

O Serviço Especializado funciona conforme escala de funcionários, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h sem fechar para almoço, e está localizado na rua Frei Justino, 23, Centro, junto ao Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), acima do Departamento de Recursos Humanos (DRH). Contatos: 3223-2407/3225-2756 ou segtrab@lages.sc.gov.br.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário