Notícia no Ato

Alerta de golpe de celular de prefeito clonado na região da Amures

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza emitiu na tarde desta quinta-feira (21), um alerta aos prefeitos da Serra Catarinense sobre golpe do celular clonado. Dois prefeitos da região da Amures que tiveram a identidade preservada por questões de segurança, foram vítimas do golpe nesta semana.

Bandidos conseguiram fazer com que uma das prefeituras efetuasse um depósito de R$ 245 mil. Eles tentam obter também, senhas e códigos de contas das prefeituras para desviar recursos financeiros. A polícia e a justiça foram comunicadas e acompanham o caso do município que foi lesado pelos golpistas.

Pelo que apurou a secretária executiva da Amures, após clonar o número do prefeito o golpista envia mensagens aos contatos dele, solicita depósitos em uma conta bancária e senhas como se fosse o prefeito interagindo com os servidores municipais.

A clonagem dos celulares de prefeitos aconteceu na terça-feira (19), e os prefeitos perderam completamente o sinal da operadora naquele momento. Nos dois casos registrados na região, o golpe aconteceu com aparelhos da operadora Tim.

Outro golpe confirmado na tarde desta quinta-feira, foi com um prefeito da região da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – Amplasc, que também teve o celular clonado. A cada golpe, os bandidos usam um diálogo diferente, conforme o perfil da vítima.

No caso consolidado na região da Amures, o golpista enviou o número de uma conta bancária em nome de uma pessoa fictícia. Além de prefeitos, os golpistas miram nos secretários municiais tentando consolidar o golpe. “Todos os prefeitos e secretários municipais estão sendo alertados na região”, informa Iraci de Souza.

Os prefeitos também estão emitindo nota a imprensa e a sociedade de que o telefone foi clonado para evitar outros tipos de problemas. Em todos os casos, a polícia foi avisada, e a operadora responsável pelo celular do prefeito informada para desabilitar o chip.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário