Notícia no Ato

PUC do Rio de Janeiro pesquisa a Rede de Vizinhos em Lages

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro estiveram em Lages nesta semana para uma pesquisa com moradores sobre a Rede de Vizinhos, programa da Polícia Militar. Em Santa Catarina, Lages e outras oito cidades foram escolhidas pela instituição e pelo comando geral para realização do trabalho.

Uma série de reuniões foi feita em cinco bairros de diferentes reuniões da cidade. Coordenador do programa, o tenente Valdir Cristóvão de Oliveira Júnior explica que a ideia foi saber dos moradores que ainda não faziam parte do programa se tinham em suas casas itens de segurança, como câmera e alarmes, se conheciam o programa e por que meio e se sentiam seguros no bairro onde moram.

Os questionamentos foram feitos antes dos encontros nos bairros Caravágio, Santa Helena, Centro, Sagrado Coração de Jesus e Jardim Panorâmico. “Daqui um ano, os pesquisadores voltam para conversar novamente com os moradores que ingressaram na Rede para verificar a eficácia do programa”.

Em Lages, o programa Rede de Vizinhos foi iniciado em 2016 e tem mais de 2 mil integrantes. Para integrar, o primeiro passo é participar de uma reunião para saber sobre como tudo funciona. Geralmente, ocorrem no 6º Batalhão de Polícia Militar, uma vez por mês. Mas elas podem ser itinerantes. Basta haver um grupo de pessoas interessadas e uma solicitação à coordenação, o que pode ser feita pelos próprios moradores ou lideranças do bairro.

Catarinas Comunicação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário