Notícia no Ato

Ceim Filhos dos Funcionários implanta horta com apoio de secretarias da Agricultura e Meio Ambiente

Alface, temperos verdes (cebolinha, salsa e manjericão) e chás (boldo, hortelã e macela) para consumo da própria instituição

Na manhã desta quinta-feira (12 de julho), o prefeito Antonio Ceron esteve com o diretor da Secretaria da Agricultura e Pesca, Ozair Coelho (Polaco), juntamente à União Rural de Lages (Unir), para a entrega de uma horta no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Filhos dos Funcionários, no Centro. A parceria entre as secretarias da Agricultura e Serviços Públicos e Meio Ambiente e o Ceim viabilizou sementes, mudas e a terra utilizada no plantio de alface, temperos verdes (cebolinha, salsa e manjericão) e chás (boldo, hortelã e macela), em benefício da própria instituição de ensino. Para disseminar o ensino da consciência ecológica entre as crianças, as plantas foram colocadas em pneus reaproveitados que foram pintados para tornar o ambiente mais colorido e divertido aos pequenos estudantes. “Uma das características da administração é incentivar ferramentas de cidadania que impulsionem o futuro digno daqueles que hoje são crianças e adolescentes, e um dia irão cuidar da nossa cidade. As atitudes simples sutis podem surtir grandes efeitos. É assim que se começa, na base, em fases relevantes na formação dos valores e princípios”, reitera o prefeito.

O espaço estava sendo preparado há cerca de um mês. Os alunos do pré-escolar, com idade entre cinco e seis anos, acompanharam o plantio e estavam entusiasmados por participarem de uma aula diferenciada fora da sala, com um olhar prático de como deve ser feito o cultivo de uma lavoura.

A coordenadora e professora de Sustentabilidade no Ceim, Inezita Aparecida de Sá Branco, enfatiza “a importância de as crianças já desde cedo terem o conhecimento de produzir um alimento sem agrotóxicos e sustentável para o consumo de todos”. A diretora do Ceim, Gerusa Aparecida Ribeiro, salienta que o exercício de cuidar de uma horta significa “conhecer e preservar o meio ambiente, saber de onde vem a alimentação, ter noção e valorizar a natureza, ter discernimento que dá trabalho gerar o alimento que vai para a mesa”.

224 alunos, futuros cuidadores do planeta

O Ceim Filhos dos Funcionários foi inaugurado em 1985 e atualmente oferece suporte pedagógico e lúdico para 224 crianças divididas em berçário, maternal (ambos em período integral) e pré-escolar (parcial). Além das atividades pedagógicas e das brincadeiras de estimulação e desenvolvimento sensorial, cognitiva (atenção, memória, raciocínio) e de socialização, as crianças recebem as refeições de café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar (sopinha), bem como as mamadeiras para os bebês conforme a demanda. A escola abre suas portas às crianças de segunda a sexta-feira das 7h30min às 18h30min. São 45 funcionários no total, destes, 21 professores e 14 estagiários auxiliares.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário