Notícia no Ato

Mercado de trabalho é vislumbrado por mais de 30 pessoas capacitadas pelo Qualifica Mais

 

Na próxima segunda-feira (16 de julho), começará o curso de Cuidador de Idosos com a instrutora Wanderléa Gonçalves (Teka)

Duas novas turmas encerraram suas aulas dos cursos de Auxiliar de Secretariado e de Manutenção de Aparelhos Celulares nesta quinta-feira (12 de julho). A partir de agora 33 pessoas terão novos horizontes na empregabilidade. Todos os participantes receberam certificados com informações a serem inseridas nos seus currículos. Os cursos do Qualifica Mais Lages, da Secretaria do Desenvolvimento, são gratuitos e ministrados por instrutores voluntários.

A capacitação de secretária contemplou 20 pessoas e foi realizada nos dias 10 e 11 deste mês no período noturno, com oito horas/aula no total, pela instrutora voluntária Simone Cunen, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Além de organizar agendas e arquivos e marcar reuniões, a secretária exerce alguns papéis administrativos, conhece e entende cada vez mais a empresa e por vezes contribui e influencia as decisões da sua gerência. A ementa foi formada por aspectos históricos da profissão, atendimento ao público e telefônico, comportamento no ambiente de trabalho, etiqueta, marketing pessoal, perfil do profissional de secretariado, elaboração de documentos, rotinas administrativas, dicas para se destacar no mercado profissional, e perfil buscado pelas empresas.

O curso de manutenção de aparelhos celulares colaborou com o aperfeiçoamento de 13 alunos com aulas que perduraram cerca de três meses (em maio, junho e julho) com carga de 30 horas/aula, ministradas pelo instrutor voluntário Wildson Marchesi de Paula nas noites de terça na Diretoria de Turismo, no bairro Petrópolis. No conteúdo e descrição estão os seguintes pontos: manutenção geral e consertos gerais;

Identificação de defeitos através de esquemas elétricos e de fonte de alimentação;

Teste de componentes;

Função de cada componente agregado;

Procedimento prático para troca de conectores (USB, carga, fone), para troca de touch screen e adaptações, troca de microfone, de alto-falante (campainha), de auricular e vibracall, para troca de micro componentes, de ressolda, e de jumper;

Atualização e Reparos em softwares, de iPhone iOS;

Atualização e downgrade de Android;

Passo a passo e programas de root para Android;

Desbloqueios de aparelhos;

Leitura, resets e hard reset de códigos de segurança;

Identificação de componentes principais;

Montagem e desmontagem para reconhecimento de agregados;

Cuidados e precauções no manuseio;

Cuidados com estática;

Solda e ressolda, micro soldagem;

Desoxidação de aparelhos;

Principais defeitos e soluções;

Técnicas para solução de problemas comuns;

Leis voltadas para assistência técnica;

Normas gerais para assistência multimarcas, e

Suporte e encaminhamento para montagem de um laboratório funcional de assistência técnica

“A diversidade de cursos serve para que sejam abraçadas áreas de diferentes atuações simultaneamente e atender as exigências do mercado, competitivo e versátil. Os cursos são de excelente qualidade e os conhecimentos repassados por profissionais gabaritados e experientes. Sempre buscamos dar espaço e voz a nichos com maiores lacunas de especialização e com chances reais de contratação em virtude das funções mais procuradas pelas empresas. Nossa gente precisa trabalhar, levar sustento para suas casas, custear seus projetos e sonhos e, consequentemente, movimentar a engrenagem da economia e do progresso do município. Podem contar conosco para isto”, conclui o secretário do Desenvolvimento, Mario Hoeller de Souza (Marião).

Curso de cuidador de idosos

Na próxima segunda-feira (16 de julho), começará o curso de Cuidador de Idosos com a instrutora Wanderléa Gonçalves (Teka), atendendo a uma grande demanda em Lages, seja para residências e hospitais a pedido de familiares ou em asilos e outros serviços que servem a este público.

Informações sobre os cursos podem ser consultadas pelos contatos 3224-0600 ou 3224-0700 ou pessoalmente, na rua Sebastião Furtado, 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal. No Banco do Emprego, local onde são feitas as pré-seleções e encaminhamentos para vagas, os interessados devem se cadastrar tendo em mãos carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário