//Obra de implantação de travessia elevada na rua Caetano Vieira da Costa altera trânsito

Obra de implantação de travessia elevada na rua Caetano Vieira da Costa altera trânsito

Rotas alternativas devem ser adotadas na tarde desta sexta. Melhoria foi decidida devido à declividade e curvatura deste trecho da via

Nesta sexta-feira (13 de julho) iniciou o serviço de construção da faixa de travessia elevada na rua Caetano Vieira da Costa, acesso ao Parque Jonas Ramos (Tanque), no Centro, com a finalidade de atribuir maior segurança nesta via, uma das mais movimentadas da área central e que dá caminho também até as ruas Zeca Neves, Emiliano Ramos (Via Gastronômica), Correia Pinto, Quintino Bocaiúva e Martinho Nerbass. O trabalho de mobilidade urbana está sendo executado por operários da Secretaria de Planejamento e Obras e está concentrado em um ponto de alta declividade e com alto fluxo de pedestres, além da curva acentuada à direita e à esquerda. A conclusão da atividade se dará no período da tarde, conforme previsão, incluindo pintura da sinalização horizontal.

A Diretoria de Trânsito (Diretran), pelo trabalho de seus agentes, está atuando na sinalização, orientando aos motoristas que seguem pela rua Frei Rogério, no cruzamento (semáforo) com a Caetano Vieira da Costa, a continuarem em linha reta, pois o percurso de descida para o Tanque está fechado, garantindo a normalidade da operação. Da mesma forma está interrompido o tráfego de veículos na rua Zeca Neves com a Simeão Moritz.

Os condutores que transitarem pelas ruas Frei Rogério e Caetano Vieira da Costa, e desejarem acessar a rua Correia Pinto, em razão do fechamento das ruas adjacentes citadas, terão de seguir sentido Centro, acessar a rua Aristiliano Ramos e posteriormente a rua Emiliano Ramos, saindo na Caetano Vieira da Costa, entrando à esquerda, sentido rua Correia Pinto. Os condutores que transitarem na rua Zeca Neves, sentido rótula do Angeloni e que desejarem contornar o Parque Jonas Ramos terão que seguir na rua Simeão Moritz, sentido bairro Frei Rogério. “Hoje executaremos uma faixa elevada que era reivindicação antiga de moradores e comerciantes, para segurança de pedestres e principalmente de alunos de escolas próximas, como o Centro Educacional, e crianças que brincam e passeiam no Parque. Por parte dos carros há exageros na velocidade durante a descida da Caetano e o perigo da curva. Com esta benfeitoria conseguiremos melhorar inclusive a fluidez do trânsito no cruzamento da Caetano com a Emiliano Ramos, que até então se encontra bem travado”, analisa o secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.

Segue roteiro de faixas e lombadas

Assim como a faixa elevada da rua Caetano Vieira da Costa, uma será implantada na rua Humberto de Campos (bairro Sagrado Coração de Jesus), na próxima segunda-feira (16 de julho), a ser instalada especificamente uma esquina antes da Academia Studio Physical. A lombada física da avenida João Papa João XXIII (bairro Petrópolis), em frente ao Posto Beatriz, já foi aumentada em comprimento e altura com o propósito de maior diminuição da velocidade dos veículos, enfaticamente na descida sentido Centro.

A avenida Corina Caon (bairro Jardim Panorâmico) já está com suas duas novas lombadas físicas construídas e a rua Bernardo Gonçalves Küster (São Miguel) receberá uma. Duas lombadas físicas já foram colocadas na rua Portugal (bairro Guarujá) e duas na rua Independência (bairro Gethal – fundos do Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV).