Notícia no Ato

Secretaria da Saúde realizará o 1º Seminário Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares

O evento acontece no dia 17 de agosto, às 8h, no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac

A Secretaria de Saúde de Lages e a Residência Multiprofissional de Saúda da Família (Uniplac) promovem no dia 17 de agosto, o 1º Seminário Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares. O evento que acontece no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Uniplac, a partir das 8h, tem como objetivo estimular e incentivar a aplicação das técnicas em toda a rede de Atenção Básica do município.  “Vários profissionais já estão aplicando as práticas terapêuticas, e através disso obtido ótimos resultados. Podemos citar como exemplo, os casos de pacientes com doenças crônicas e até mesmo na redução do uso de medicamentos”, explica Tatiane Matos, gerente das Unidades de Saúde.

Entre os temas a serem debatidos estão a história, desafios, implementação, mostra e resultados das práticas integrativas. De acordo com Melyssa Proença Palma Nunes, coordenadora adjunta da Residência Multiprofissional em Saúde da Família em Comunidade, os palestrantes serão os profissionais que atuam na Atenção Básica e que realizam atividades nas Unidades de Saúde. Também serão realizadas oficinas de meditação, dança circular, shantalla e sobre plantas medicinais. O evento é direcionado aos profissionais que atuam na rede municipal de saúde e estudantes de graduação. As inscrições que são gratuitas podem ser feitas através do site www.even3.com.br/smpic.

Programação

Apresentação da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares Palestrante: Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade

Palestra: Implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Lages/SC

Palestrante: Karine Maria Bitencourt Gris – médica de família e comunidade, médica socorrista, professora de Medicina (UNIPLAC), agulhamento a seco e craniopuntura, auriculoterapia.

Palestrante: Viviane Mendes Cunha – médica de família e comunidade, médica socorrista, professora de Medicina (UNIPLAC), agulhamento a seco e craniopuntura, auriculoterapia.

Mostra de Experiências Exitosas de Práticas Integrativas e Complementares

Palestra: Práticas Integrativas e Complementares em Florianópolis/SC: história, resultados e desafios

Palestrante: Murilo Leandro Marcos – médico de família e comunidade, Coordenação Municipal de Práticas Integrativas e Complementares.

Meditação

Ministrante: Caroline Beatriz Schons – enfermeira, especialista em eaúde da família, mestre em enfermagem, instrutora de yoga, terapeuta alternativa

Dança Circular

Ministrante: Lucas Vaz de Mello – psicólogo, professor de dança circular

Shantalla

Ministrante: Douglas Branco de Souza – fisioterapeuta, coordenador do NASF III de São José do Cerrito

Evidências científicas quanto ao uso popular de plantas medicinais

Ministrante: Arturo Alejandro Dreifuss Serrano – médico de família e comunidade, especialista em cirurgia geral, mestre em farmacologia, professor de Medicina (UFSC)

Arte: Cássia Shelen

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário