Notícia no Ato

Diretoria de Inclusão e Cidadania promove o I Encontro de Mulheres Artesãs

Em média são 700 mulheres inscritas nos grupos de Lages e da região. Destas, estima-se que 500 compareçam no Encontro em busca de aprimoramento

A Diretoria de Inclusão e Cidadania, pertencente à Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lages, e promoverá neste sábado (4 de agosto) o I Encontro de Mulheres Artesãs. O evento acontecerá na Associação dos Aposentados, às 14h30, localizado na avenida Belizário Ramos, perto da Associação Empresarial de Lages (Acil).

Sandra Sell Ribeiro, diretora de Inclusão e Cidadania, explica que esse Encontro serve como oportunidade para organizar, estimular e qualificar a comercialização de produtos feitos pelas próprias artesãs nos grupos de artesanatos já existentes nos bairros de Lages e região. “São justamente esses os objetivos da Diretoria de Inclusão e Cidadania: oferecer suporte para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, seja na distribuição de materiais de artesanato, bem como com oficinas, visando à geração de renda e qualidade de vida. Existem pessoas que possuem o espírito empreendedor e até mesmo objetivam iniciar com o seu próprio negócio. Esse pode ser o pontapé inicial”, comenta Sandra.

Atualmente além da existência dos grupos de artesanato nos bairros de abrangência dos oitos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), determinadas localidades do interior também são atendidas, como por exemplo: Salto Caveiras, Macacos, Pessegueiros, Índios, Cabo de Lança, Potreiros, Três Árvores e Gramados com um grupo em cada local e Rancho de Tábuas com quatro grupos. Durante as oficinas são ministradas aulas de confecção de nécessaire, chaveiro, móbile, porta-níquel, porta-celular, peso de porta, aventais, patchwork, feltro, fuxico, tricô, crochê, bordado, bonecas, almofadas, artesanatos regionais, entre outros.

Os bairros que possuem grupos de artesanato

São Cristóvão, Caroba, Vila Mariza, Caça e Tiro, Vila Maria, São Carlos, Guarujá, Pró Morar, Universitário, Caça e Tiro, Santa Mônica, São Pedro, Tributo, Penha, Brusque, Santa Cândida, Santa Helena, Centenário, Morro do Posto, Santa Catarina (Igreja Evangélica) e Petrópolis com um grupo em cada local. Santa Catarina (Caic) com dois grupos e Centro (Casa do Artesão) com quatro grupos.

Fotos: Daniel Costa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário