Notícia no Ato

Premiação estadual posiciona Lages e região como referência no combate à mortalidade materno-infantil

A Rede Cegonha Serra Catarinense recebeu o 2º lugar do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública – Educação em Transparência Pública

O projeto LAB – Mãe Serrana: EPS Transformando Práticas, da Rede Cegonha Serra Catarinense, foi um dos vencedores do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração Socioeconômicas (Esag). O trabalho obteve o 2º lugar na categoria Educação em Transparência Pública, entre 50 inscritos no Estado, e a cerimônia de entrega da premiação aconteceu no dia 9 de agosto, em Florianópolis. O Prêmio tem como objetivo identificar, reconhecer e ajudar a disseminar ações que contribuam para melhorar a gestão pública em Santa Catarina.

“Somente quando trabalhamos junto aos profissionais na prevenção e promoção, dando significado às ações com afeto, é que podemos torná-las efetivas. E isso estamos conquistando”, comenta a enfermeira da Secretaria de Saúde do município e coordenadora da Rede Cegonha, Daniela Rosa de Oliveira. O projeto desenvolve ações de educação permanente junto às equipes de Saúde da Família, visitas técnicas para discussão do processo, ampliação e melhoria do acesso ao pré-natal, parto, nascimento, puerpério e aleitamento materno.

Através destas ações, além de reduzir os indicadores de mortalidade infantil, a rede, que atua há cerca de cinco anos na região, ampliou as estratégias de acesso, como por exemplo, aumento de testes rápidos, pré-natal odontológico, visitas domiciliares, aumento do número de consultas de enfermagem e de médicos, melhoria no acompanhamento do agente comunitário, e acesso a outros profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos que atuam na avaliação e cuidados com as gestantes, puérperas e bebês.

Por todas estas ações, a Rede Cegonha Serra Catarinense também foi reconhecida este ano pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Panamericana de Saúde (Opas) como uma das 30 melhores experiências do país, através do Prêmio Laboratório de Inovação em Educação na Saúde. A Rede Cegonha Serra Catarinense é formada por profissionais que atuam na Atenção Básica das redes municipal e estadual de Saúde, com o propósito de assegurar à mulher o direito à atenção humanizada na gravidez, parto, puerpério e também ao nascimento seguro do bebê.

Rede Cegonha Serra Catarinense

Daniela Rosa de Oliveira – Coordenadora/Enfermeira

Daniela da Silva – Enfermeira

Nayara Alano Moraes – Enfermeira

Francine Aparecida Formiga – Enfermeira

Dayane Cristina Bordin – Enfermeira

Kelly Martins – Médica

Priscila Gomes – Dentista

Georgia Parizzi – Dentista

Renata Meurer Tausendfreund – Enfermeira

Simone Aparecida Silva Santos – Assistente Social

Karen Pereira – Psicóloga

Ludimara Oliveira Rosa – Enfermeira

Fernanda de Matia – Enfermeira

Foto: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário