Notícia no Ato

URUBICI E BOM RETIRO SE PREPARAM PARA RECEBER VISITANTES DO FENATRUTA

As equipes de trabalho do Festival Nacional da Truta (Fenatruta) estão empenhadas em deixar tudo minuciosamente acertado para receber os milhares de visitantes de 31 de agosto a 30 de setembro em Urubici e Bom Retiro, na Serra catarinense. Os preparativos seguem desde o início do ano para que cada detalhe faça a diferença. “A ideia é mostrar que a programação contempla um agradável tour gastronômico pelos restaurantes locais e quem nos visitar jamais esquecerá tão saborosa experiência”, diz Adriane Zilli Rodrigues, presidente da Pouserra, a Associação do Trade Turístico de Urubici, empenhada em contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável da região. O variado cardápio, todo ele à base de truta, estará disponível nos bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias das cidades. Em cada um desses acolhedores locais, o público terá a oportunidade de degustar pratos especialmente selecionados para agradar o paladar e os bolsos, com preços de, no máximo, R$ 49,00 por pessoa.

REGIÃO PRODUTORA

O Festival Nacional da Truta é realizado uma vez por ano. Teve início em 2016 e para esta terceira edição a expectativa é que os visitantes venham em grande número de várias partes do Brasil, isso porque o interesse até agora demonstrado pelas agências de turismo e promotores de viagens tem sido crescente.

A região da Serra catarinense, onde ocorrem as temperaturas mais frias do país, e se transformou num dos polos de frutas finas orgânicas, também tem destaque nacional na criação de peixe, sendo responsável por boa parte das 780 toneladas de truta que Santa Catarina produz. Para que se tenha uma ideia do que esse volume representa, basta citar que apenas em Urubici são produzidas 141 toneladas por ano, de acordo com dados de 2017 do Centro de Aquicultura e Pesca da Epagri.

Urubici e Bom Retiro estão próximos dos cânions, a cerca de mil metros de altitude e situados a menos de 170 km de Florianópolis por estrada asfaltada rumo ao Oeste, no sentido da Serra Geral. E é exatamente devido à qualidade dos rios da região, com suas águas cristalinas, puras e bem oxigenadas, atendendo a todos os requisitos para a vida crescer e se reproduzir, que a truta é tão deliciosa. Em sua forma alongada de até 60 cm e peso de no máximo2 kg, é a estrela da temporada na gastronomia e poderá ser degustada de todas as formas neste que promete ser o melhor dos eventos da temporada.

A 3ª edição do Fenatruta apresentará ao público dotes culinários de 16 restaurantes. E quem escolhe a melhor receita é o público.  Para acompanhar o prato principal, os frequentadores poderão beber “vinhos de altitude” e cervejas artesanais da localidade, acompanhados pelo inigualável queijo serrano. Vão desfrutar de todo um conjunto de condições geográficas, climáticas e culturais que expressa um terroir próprio, presente principalmente na culinária regional.

O cenário gastronômico serrano vem se renovando e assimilando a cada dia novos produtos, por isso a programação contará com outras surpreendentes atrações à mesa. “Venha e, prazerosamente, comemore”, convida Adriane Zilli.

Para saber mais, acesse Facebook @pouserra e Instagram @pouserraurubici

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário