//Curso de Assistente de Preservação Documental será realizado na Fundação Cultural de Lages

Curso de Assistente de Preservação Documental será realizado na Fundação Cultural de Lages

Proposta do curso além de repasse de técnicas preventivas e preservação documental é o estudo em documentação dos séculos XVIII e XIX

Ministrado pelo mestre em História Social, Professor Felipe Reis, o curso “Assistente de Preservação Documental” tem como objetivos a leitura paleográfica, análise, e preservação de documentos em suporte papel dos séculos XVIII e XIX. Além da confecção de fichas de pesquisa para documentação em especial do século XIX, relacionados à pesquisa histórica. O auditório Mário Augusto de Sousa na Fundação Cultural de Lages (FCL) será o local do curso do dia 5 de setembro, com horários das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O professor Felipe Reis é um dos muitos pesquisadores que têm como fonte de estudos os acervos do Museu Histórico Thiago de Castro (MTC). Ele foi o responsável pela retirada e análise dos documentos da cápsula do tempo encontrada no solo do antigo Colégio Aristiliano Ramos no fim de 2017 durante o processo de demolição do prédio. A cápsula foi enterrada pelo então interventor do estado de Santa Catarina, Nereu Ramos, como ato de lançamento da pedra fundamental do colégio em 3 de outubro de 1934. O professor também é um dos muitos voluntários em pesquisa e procedimentos de conservação do acervo documental do Museu.

Segundo Felipe, o curso é oferecido para profissionais de pesquisa da área de história, genealogistas, museólogos, técnicos de pesquisa, funcionários de museus, jornalistas, arquitetos, professores de história e todos os que manipulam, guardam ou se dedicam à conservação de documentos.

Currículo do Professor Felipe Reis:

– Mestre em História Social pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris;

– Pós-graduado em História do Brasil: economia & sociedade;

– Professor de Teoria e Metodologia da Pesquisa Histórica;

– Responsável técnico pelo Arquivo Público do município de Campo Belo do Sul;

– Autor do livro “A Invernada dos Gateados”.

Serviço:

O quê?: Curso de Assistente de Preservação Documental;

Quando?: Dia 5 de setembro, quarta-feira, a partir das 9h;

Onde?: Auditório Mário Augusto de Sousa, Fundação Cultural de Lages;

Inscrições: Informações pelo telefone 3224 74 25, vagas gratuitas e limitadas.

Acesse: cultura.lages.sc.gov.br

Foto: Fabrício Furtado