Notícia no Ato

Curso de Assistente de Preservação Documental será realizado na Fundação Cultural de Lages

Proposta do curso além de repasse de técnicas preventivas e preservação documental é o estudo em documentação dos séculos XVIII e XIX

Ministrado pelo mestre em História Social, Professor Felipe Reis, o curso “Assistente de Preservação Documental” tem como objetivos a leitura paleográfica, análise, e preservação de documentos em suporte papel dos séculos XVIII e XIX. Além da confecção de fichas de pesquisa para documentação em especial do século XIX, relacionados à pesquisa histórica. O auditório Mário Augusto de Sousa na Fundação Cultural de Lages (FCL) será o local do curso do dia 5 de setembro, com horários das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O professor Felipe Reis é um dos muitos pesquisadores que têm como fonte de estudos os acervos do Museu Histórico Thiago de Castro (MTC). Ele foi o responsável pela retirada e análise dos documentos da cápsula do tempo encontrada no solo do antigo Colégio Aristiliano Ramos no fim de 2017 durante o processo de demolição do prédio. A cápsula foi enterrada pelo então interventor do estado de Santa Catarina, Nereu Ramos, como ato de lançamento da pedra fundamental do colégio em 3 de outubro de 1934. O professor também é um dos muitos voluntários em pesquisa e procedimentos de conservação do acervo documental do Museu.

Segundo Felipe, o curso é oferecido para profissionais de pesquisa da área de história, genealogistas, museólogos, técnicos de pesquisa, funcionários de museus, jornalistas, arquitetos, professores de história e todos os que manipulam, guardam ou se dedicam à conservação de documentos.

Currículo do Professor Felipe Reis:

– Mestre em História Social pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris;

– Pós-graduado em História do Brasil: economia & sociedade;

– Professor de Teoria e Metodologia da Pesquisa Histórica;

– Responsável técnico pelo Arquivo Público do município de Campo Belo do Sul;

– Autor do livro “A Invernada dos Gateados”.

Serviço:

O quê?: Curso de Assistente de Preservação Documental;

Quando?: Dia 5 de setembro, quarta-feira, a partir das 9h;

Onde?: Auditório Mário Augusto de Sousa, Fundação Cultural de Lages;

Inscrições: Informações pelo telefone 3224 74 25, vagas gratuitas e limitadas.

Acesse: cultura.lages.sc.gov.br

Foto: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário