//Sest Senat inaugura sede própria 13 vezes maior que a anterior e é a primeira do porte C a ser entregue no Estado  

Sest Senat inaugura sede própria 13 vezes maior que a anterior e é a primeira do porte C a ser entregue no Estado  

Esta compreende na 11ª unidade em Santa Catarina e é símbolo da celebração dos 21 anos na Serra com seus atuais 31 funcionários em Lages

O prédio robusto e moderno à beira da movimentada BR-282 não passa despercebido pelas pessoas que cruzam a cidade pela região Leste ou seguem ao Litoral do Estado. As novas instalações do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), erguidas para encorpar o alicerce em cuidados com a saúde, segurança e qualificação profissional permanente de motoristas do ramo do transporte, foram inauguradas na manhã desta terça-feira (28 de agosto), em cerimônia prestigiada por autoridades civis, militares e políticas, gestores públicos, lideranças de entidades de classe, empresários e colaboradores da esfera pública e da própria instituição, recepcionados pelo anfitrião da solenidade, o diretor Renato Macedo, além das presenças de Ari Rabaiolli (Conselho Regional SC e Fetrancesc), Pedro Lopes (ABTC), Nicole Goulart (diretora executiva nacional do Sest Senat), Diógenes Gilberto Fabris (Setplan), prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese. As seguintes personalidades colaboradoras à história da instituição foram homenageadas no evento: Ari Rabaiolli (Fetrancesc), Nicole Goulart, Pedro Lopes (ABTC), Eunice Maria Roveda Sgarbossa (viúva de Ari Natal Sgarbossa), Osvaldo Piloni, Osvaldo de Carvalho (in memoriam – receberam Alice Silva Carvalho e Maria Waltair Carvalho), Roberto Tealdi (in memoriam – receberam Kiara Miola Tealdi Vitorello e Roberto Miola), Arnaldo Zappellini, Emílio Binotto, Genir Stormowski e Humberto Arantes. Ceron entregou um troféu à ex-primeira-dama de Lages, Juracy Terezinha Valcanaia (viúva de Renato Nunes de Oliveira) e à filha de Antônio Zappellini (in memoriam), Otília Maria Zappellini. Após, houve a bênção do local pelo padre Carlos Pamplona, descerramento da placa inaugural e visitação aos cômodos.

A unidade operacional de Lages, que leva o nome Ari Natal Sgarbossa (ícone que chegou em Lages em 1977 para administrar a então pequena distribuidora de combustíveis Petrolages e atual fortemente na causa do transporte), é a 11ª em Santa Catarina e soma-se ao total de 146 unidades no Brasil, com tecnologias dedicadas ao conhecimento e ampliação de serviços ofertados 100% gratuitamente. A de Lages foi construída no molde tipologia C e é a primeira de quatro a ficarem prontas em Santa Catarina, as demais estão em obras: Concórdia, Itajaí e Joinville. A expansão tem o objetivo de aumentar a produtividade das empresas e a competitividade do país.A estrutura de até então, locada, possuía 300 metros quadrados e no novo endereço serão quatro mil metros quadrados de área construída, em um pavimento. Portanto, os serviços serão realocados para uma estrutura mais de 13 vezes maior da unidade de até então, na rua Campos Salles, 418, Coral. “Nós precisávamos de uma nova estrutura para suprir a demanda de atendimento, além da localização, às margens de uma rodovia, que também facilita o acesso aos transportadores”, justifica o gestor operacional, Renato Macedo.O novo espaço já está aberto e em operação às pessoas e empresas do setor de transportes, seus familiares e comunidade. “Esta obra tão imponente no aspecto físico, mas principalmente no significado ao empresário e ao trabalhador. O Sest Senat é uma âncora na valorização dele e da sua família. Neste clima cinzento na economia e na política, atos como este provocam em nós uma análise de que nada está perdido. É hora de pensarmos no tanto que há para fazer. Lages se sente recompensada e orgulhosa”, reiterou Ceron em seu pronunciamento. Por sua vez, Ari Rabaiolli reconheceu os esforços empreendidos: “Agradeço o empenho da prefeitura e dos empresários nesta nova conquista.”

Dois anos de obras e R$ 12 milhões aplicados

A edificação da unidade do Sest Senat, na Avenida das Torres, Vila Mariza, esquina com a margem da BR-282, próximo ao Lages Garden Shopping, começou em 2016, com obras executadas pela empresa Endeal Engenharia e Construções Ltda., de Curitiba (via licitação), cujo engenheiro civil responsável é Carlos Eduardo Schemes Cândido. Os investimentos de R$ 12 milhões são provenientes de recursos próprios da entidade. O terreno, com 19 mil metros quadrados, foi doado pela prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Renato Nunes de Oliveira.A instituição oferece cursos de formação e aperfeiçoamento para funcionários do transporte, atende o Programa Jovem Aprendiz, além de tratamentos odontológicos e fisioterapia. Na nova unidade ainda serão desenvolvidas ações nas áreas de lazer, esporte e cultura, bem como atendimento de psicologia e nutrição.No local estão disponibilizados os serviços de nutricionista e psicologia, dois laboratórios de informática com capacidade de 25 alunos cada uma, oficina escola, quadra poliesportiva com medidas oficiais, um centro multiuso para eventos, palco, salas equipadas com lousas eletrônicas e um simulador de direção. São nove salas de aula, três salas para prática pedagógica, sala para treinamento de movimentação de produtos perigosos e oito consultórios. São mais de 400 cursos presenciais e mais de 200 à distância. O público-alvo são pessoas e empresas do setor de transportes, seus familiares e comunidade. Os múltiplos ambientes oportunizam a capacidade de realizar 36 mil atendimentos por ano.A entidade é financiada com contribuições das empresas de transporte e transportadores autônomos. Dispõe de dez funcionários na área da saúde, cinco na área de instrução, e 16 em funções administrativas e operacionais.

Mais de 29 mil atendimentos em 2017

No ano passado foram feitos 29.297 atendimentos, somadas as áreas de cursos, palestras, campanhas, odontologia e fisioterapia. A principal campanha é o Maio Amarelo, com o propósito de promover a segurança no trânsito. Além disto, há os eventos da Semana Nacional do Trânsito e são realizadas campanhas mensais, de responsabilidade ambiental, combate à exploração sexual e prevenção do uso de bebida de álcool e drogas nas estradas. As campanhas contam com o apoio da Diretoria de Trânsito (Diretran).O Sest Senat foi criado em 1993 e chegou a Lages com o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Transporte na Estrada (Pate 26) em julho de 1997. Em âmbito nacional, em 2017 foram atendidos 4.857.738 pessoas, sendo que 89% são trabalhadores e seus familiares. Na área de educação foram formadas 3.879.203 pessoas, sendo que 68% eram trabalhadores de empresa de transporte. Em âmbito nacional foram prestados 118 milhões de atendimentos em 25 anos.

Qualificação

A parceria com o Município se consolida por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo/Programa Qualifica Mais Lages/Banco do Emprego, pois a Secretaria prestou curso de capacitação de mão de obra em gerenciamento de serviços domésticos, viabilizando a contratação de mulheres para o pós-obra. Ainda sobre o Programa Qualifica Mais Lages, foi realizada uma parceria com o Sest Senat no Projeto Escola de Motoristas profissionais, com formação de 70 motoristas para o mercado de trabalho.Já o processo de seleção para novas vagas direcionadas à unidade transcorreu desde junho. O Banco de Emprego envia currículos em diversos processos seletivos do Sest Senat.

Fotos: Toninho Vieira e Marcelo Pakinha