Notícia no Ato

Adequações estruturais garantirão mais segurança aos pedestres

Faixas elevadas e avanços das calçadas, nos cruzamentos, são medidas eficazes para garantir um trânsito mais humanizado

Projetos elaborados por equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Obras estão sendo executados em ruas centrais de Lages, as quais apresentam grande movimentação de veículos automotores e pedestres. O cruzamento das ruas Jorge Lacerda e João de Castro é o primeiro a ser contemplado com obra de readequação das calçadas. O alargamento do passeio público, nas esquinas, deixa a pista de rolamento mais estreita e, consequentemente, os motoristas são obrigados a diminuírem a velocidade.

As obras estão sendo executadas na esquina à direita de quem desce pela João de Castro, no ponto de cruzamento com a Jorge Lacerda. No local, além dos avanços das calçadas sobre a pista de rolamento da Jorge Lacerda, também serão pintadas faixas de pedestres e setas direcionais com tinta especial (termoplástica). Também na Jorge Lacerda será implantado redutor de velocidade, em frente ao Cine Marrocos (e próximo ao prédio do INSS), ao ponto de a pista de rolamento ficar mais estreita, obrigando assim os motoristas a também dirigirem mais devagar.

O secretário municipal Claiton Bortoluzzi salienta que na esquina da João de Castro com a rua Hercílio Luz será implantado um sistema diferenciado, porém, com os mesmos objetivos de disciplinar o trânsito. Neste ponto, nos quatro cantos das esquinas serão construídas floreiras que igualmente avançarão no espaço das pistas de rolamento.

Faixas elevadas para passagens dos pedestres completarão a estrutura, forçando os motoristas a reduzirem a marcha para a passagem por este movimentado cruzamento. Com estas melhorias, a prefeitura busca atingir a meta de humanização do trânsito, revertendo a prioridade dada a circulação dos veículos para a segurança dos pedestres que circulam pelas áreas centrais e mais movimentadas de Lages.

Fotos: Marcelo Pakinha

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário