Notícia no Ato

Homenagens à Pátria marcam solenidade no calçadão

A cada dia uma instituição de ensino diferente é convidada a prestar sua homenagem cívica no calçadão

Em plena Semana da Pátria, o tradicional ritual de hasteamento das bandeiras e acendimento do fogo simbólico foram finalmente realizados na manhã desta terça-feira (4 de setembro), após alguns dias de chuva terem atrapalhado a programação. A solenidade foi realizada com a presença de autoridades civis e militares, no calçadão da praça João Costa e contou também com a participação das pessoas que circulavam pelo Centro e pararam para prestigiar às homenagens.

As bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Lages foram hasteadas pelo tenente-coronel do 1° Batalhão Ferroviário, Cleber Machado Arruda, pelo tenente-coronel do 6° Batalhão de Polícia Militar, Alfredo Nogueira e pelo prefeito Antonio Ceron, respectivamente. O hino nacional brasileiro foi tocado pela banda militar do 1° BFV, e os militares também acenderam a pira com o fogo simbólico. “Que este momento de celebração à Pátria sirva também de reflexão sobre o que todos podem fazer por nossa terra”, comenta o prefeito Ceron em seu discurso.

Alunos da Escola de Educação Básica Vidal Ramos prestaram suas homenagens, com a declamação de poesias que exaltam o amor à pátria, além da apresentação de uma coreografia de balé ao som dos tambores da banda militar. A cada dia uma instituição de ensino diferente é convidada a prestar sua homenagem cívica no calçadão. Os eventos estão marcados para acontecerem sempre às 9h, com o hasteamento, e às 17h ocorre o arriamento das bandeiras, sendo o último na sexta-feira, 7 de setembro.

A secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, comenta a importância do envolvimento das crianças nas homenagens cívicas, como uma forma de resgatar e valorizar o civismo dentro das escolas. “É um evento extremamente histórico, onde aprendemos sobre nossas raízes”, diz.

Fotos: Marcelo Pakinha

 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário