Notícia no Ato

Leoas da Serra conhecem as adversárias da Libertadores de Futsal Feminino

Pela primeira vez, a equipe de Lages representará o Brasil na principal competição do continente, a ser disputada em outubro, no Paraguai

O esporte de Lages viverá um momento histórico nas próximas semanas. De 7 a 14 de outubro, em Assunção, capital do Paraguai, a equipe das Leoas da Serra representará o Brasil na Taça Libertadores da América de Futsal Feminino. As adversárias do time lageano foram conhecidas na tarde desta quinta-feira, dia 13, em sorteio realizado pela Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol).Dez equipes de diferentes países disputarão o torneio. A primeira fase será dividida em dois grupos de cinco. As Leoas da Serra entram como cabeça de chave do Grupo B, ao lado de AC Aquiles Nazoa (Venezuela), Palestino (Chile), Atlantes (Bolívia) e Lyon (Colômbia). No Grupo A estão Sport Colonial (Paraguai), Club Nacional Uruguay (Uruguai), San Lorenzo (Argentina), UNMSM (Peru) e Deportivo Santo Domingo (Equador). Todas jogam entre si, e as duas melhores de cada grupo disputarão as semifinais. A decisão está marcada para o dia 14 de outubro.

O time de Lages embarca para o Paraguai no dia 5. Até lá, disputa neste momento a 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em Caçador, na busca pelo bicampeonato consecutivo. E o técnico Anderson Machado de Menezes, o Esquerda, valoriza a competição estadual como grande oportunidade de preparação para a Libertadores.“Temos um compromisso muito grande nos Jogos Abertos, pois queremos manter o título conquistado em Lages. É a nossa responsabilidade representar bem a cidade e retribuir todo o apoio e carinho que recebemos”.

De alto nível, Libertadores exige treinos intensos e preparo psicológico

Bicampeão da Libertadores de Futsal Feminino em 2015 e 2016 como técnico do Barateiro, de Brusque, Esquerda acredita que as colombianas e as venezuelanas sejam as principais adversários das brasileiras na primeira fase. Depois, nas eliminatórias, ele crê na força das argentinas e paraguaias.“Algumas atletas que defendem Chapecó agora nos Jogos Abertos jogarão pelo time do Paraguai na Libertadores. É uma competição de alto nível e que fica mais disputada a cada ano”.Como pontos favoráveis às Leoas da Serra, além da experiência de atletas que já disputaram a Libertadores e outras competições internacionais, inclusive com a seleção brasileira, e de ter no elenco nomes consagrados como Amandinha, eleita a melhor jogadora do mundo por quatro vezes, Esquerda aponta o horário e o clima do Paraguai.“Na Libertadores que disputamos no Chile com o Barateiro tivemos dificuldades com o fuso horário, que deixou o time muito cansado, e com o clima, pois fazia muito frio lá. Não creio neste tipo de problema em Assunção. Por mais experiência que tenhamos, sempre dá aquele frio na barriga disputar um campeonato como a Libertadores. Mas a cada disputa vamos pegando o jeito e aprendendo a controlar a ansiedade”.A expectativa é de que as Leoas da Serra cheguem à final dos Jasc, neste domingo, dia 16, em Caçador. Mas independente do resultado, é fato que já na próxima terça-feira, dia 18, as meninas iniciarão uma rotina intensa de treinos e preparação psicológica para o que será um dos maiores desafios de suas vidas e entrará para a história do esporte de Lages.

GRUPO A

Sport Colonial (Paraguai)

Club Nacional Uruguay (Uruguai)

San Lorenzo (Argentina)

UNMSM (Peru)

Deportivo Santo Domingo (Equador)

GRUPO B

Leoas da Serra (Brasil)

AC Aquiles Nazoa (Venezuela)

Palestino (Chile)

Atlantes (Bolívia)

Lyon (Colômbia)

JOGOS DAS LEOAS DA SERRA NA PRIMEIRA FASE

* Domingo, 7 de outubro, 14h: Leoas da Serra x AC Aquiles Nazoa

* Segunda-feira, 8 de outubro, 16h: Leoas da Serra x Palestino

* Quarta-feira, 10 de outubro, 16h: Leoas da Serra x Atlantes

* Quinta-feira, 11 de outubro, 14h: Leoas da Serra x Lyon

Foto do time: Fernanda Zanella

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário