Notícia no Ato

Feira do Livro beneficiará mais de 200 de animais e alia leitura ao amor a cães e gatos

O evento funcionará como uma venda solidária, em que inúmeros livros, dos mais variados gêneros, serãvendidos (trocados) no valor de um quilo de ração para cães ou gatos ou no valor fixo de R$ 10 por unidade

 Uma Feira do Livro bem diferente vai acontecer neste sábado, dia 15 de setembro, das 9h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo, localizada no Parque Jonas Ramos (Tanque), evento idealizado pela médica veterinária Maria Eduarda Franco Scur, e conta com os parceiros Rotaract Club de Lages, Projeto Voluntários da Alegria e o Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/Udesc). Esta será a primeira edição da Feira e possui como principal objetivo ajudar centenas de animais que são abandonados diariamente nas ruas da cidade e que são recolhidos pela instituição Adote Lages.

O evento funcionará como uma “venda solidária”, em que inúmeros livros, dos mais variados gêneros, serão “vendidos” (trocados) no valor de um quilo de ração para cães ou gatos ou no valor fixo de R$ 10 por unidade. Toda a quantia arrecadada será destinada à instituição Adote Lages, que existe desde 2011 e abriga atualmente 223 animais, entre cães e gatos recolhidos, que estavam em situação de abandono. Mais de 400 livros já foram arrecadados. “Mais do que incentivar a leitura, queremos dar melhores condições de vida para esses bichinhos, além de conscientizar a população sobre castração e vacinação”, ressalta Maria Eduarda. Ela ressalta, ainda, que por muito tempo teve vontade de fazer algo com esta abordagem e através de uma publicação de uma antiga professora nas redes sociais, que fez um trabalho similar, decidiu levar esta ação adiante e difundi-la ainda mais entre os amigos, familiares e instituições das quais qual faz parte. “Queremos chamar atenção das pessoas para a causa pela quantidade de animais que estão abrigados pelo Adote Lages, pois as voluntárias gastam 45 quilos de ração por dia. Unir o hábito da leitura à ajuda aos animais é nosso enfoque neste dia. Com a tecnologia, os celulares e computadores fazem com que as pessoas não leiam tanto o livro impresso. O retorno dos pedidos de doações de livros está bem legal”, pontua a veterinária Maria Eduarda.

Quem tiver interesse em doar livros para contribuir com esta ação poderá direcionar a ajuda até o final da tarde desta sexta-feira (14 de setembro) em qualquer um dos diversos pontos de coleta: Centros Estudantis do CAV/Udesc; Centro Acadêmico de Direito, DCE e Sala da Coordenação dos cursos de Engenharia da Uniplac, Espaço Shake/Herbalife Facvest; Centro Médico Veterinário Clinivet; Laboratório Morfofuncional, e Ifsc Campus Lages. Durante todo o dia será realizado também atendimento gratuito à população sobre formas de conscientização, castração, doenças (algumas podem ser transmitidas pelos animais aos seres humanos) e vacinação. Na ocasião os responsáveis pelo Adote Lages irão, inclusive, vender camisetas, garrafas e acessórios personalizados da instituição.

Com informações de Thais Maira

Serviço

O que:  Feira do Livro em prol dos animais de rua

Data: 15 de setembro

Onde: Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo – Parque Jonas Ramos (Tanque)

Horário: 9h às 17h

Informações: Thais Maira – (17) 99734.7368/ (17)981668676 (WhatsApp)

voluntariosdaalegrialages@gmail.com

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário