Notícia no Ato

Com receptividade exitosa, 12ª Primavera de Museus chega ao fim

Lages participou de mais uma edição contabilizando mais de mil visitantes que, com música, teatro e cinema, conheceram um pouco mais sobre a história do maior município da Serra

A Primavera de Museus é um evento nacional que ocorreu em todo o país com a participação de cerca de mil instituições culturais e terminou no domingo (23 de setembro). Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, as programações dos museus foram direcionadas para escolas e universidades.

Em Lages, espaços de memória como o Memorial Nereu Ramos, Museu Malinverni Filho e Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), tiveram atividades durante a semana passada. Cerca de 400 crianças em idade escolar visitaram o Memorial Nereu Ramos para conhecer a história do único catarinense presidente da República. No Malinverni Filho, exibição dos curtas-metragens “Breve” e “Carta a Malinverni” foram as atrações através do Projeto Casa 3. Já no MHTC a semana compreendeu visitas guiadas com música, teatro de bonecos e cinema para públicos com crianças do ensino fundamental, adolescentes do ensino médio e universitários.

Para a guia do Memorial Nereu Ramos, Maria Apolinária, a ideia nas próximas edições é ir além de receber visitas. ”Nosso processo é reunir os visitantes e em alguns minutos contar a história do nosso Presidente desde a infância até o momento da sua trágica morte no acidente de avião. Queremos, em breve, reunir historiadores para que também possam repassar seus conhecimentos para as pessoas e fazer disso uma rotina”, pensa.

O coordenador do Museu Histórico Thiago de Castro, Ader Godoy, diz que a música, o teatro e o cinema têm sido importantes para que os Museus aumentem a participação do público. ”No MHTC criamos uma programação que compreende as artes. Nas sessões de cinema, procuramos incluir filmes produzidos em Lages por lageanos. Com a música e o teatro, procuramos uma nova forma de contar sobre o nosso passado, e isso é importante, pois não vemos só o interesse do público aumentar, assistimos nossos profissionais sendo valorizados”, acredita.

Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi, além de toda a importância que ações como a Primavera de Museus têm, o trabalho das equipes dos espaços de memória como o Memorial Nereu Ramos, Museu Histórico Thiago de Castro e o Malinverni, deve ser destacado. “Nós temos um processo que vai além do trabalho em equipe, a criatividade dos funcionários dos espaços de memória são fatores que fazem com que os números de visitações a esses locais aumentem. Estamos fazendo um trabalho minucioso nesses espaços, principalmente na especialização dos funcionários em cursos de preservação documental, por exemplo. O setor administrativo da Fundação Cultural está organizando toda a documentação do MHTC. Também temos a contribuição de voluntários, como professores e historiadores que se preocupam com o resgate da nossa história estudando documentos antigos, assim, toda a comunidade pode ter um acesso melhor a esses conteúdos”, comenta.

A 12ª Primavera de Museus é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com os museus de todo o Brasil. Para agendar visitas no Museu Histórico Thiago de Castro, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (49) 3224-7425, ramal 31. No Memorial Nereu Ramos, os agendamentos podem ser realizados pelo número (49) 3223-5410.

Fotos: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário