Notícia no Ato

Matakiterani promove encontro para falar sobre o profeta São João Maria

A roda de conversa organizada pela Matakiterani Associação Cultural, por meio do Ponto de Cultura: Cultura no Rumo de São João Maria, está marcada para esta terça-feira (25), às 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos, durante o Encontro da Rede de Sabedoria. O evento é gratuito e aberto ao público. Além de trocar informações sobre o profeta São João Maria, os participantes são convidados para um café com mistura colaborativo e a assistir algumas apresentações artísticas.

A Rede de Sabedoria é formada por uma trama de vários atores e atividades que geram produtos numa perspectiva de valorização da identidade cultural frente ao mundo globalizado. Essa atividade teve início com a execução das ações do Ponto de Cultura e vem sendo realizada em diversos municípios da Serra Catarinense desde 2010.

A temática dessa edição é a figura do Profeta São João Maria. A ideia é fazer uma abordagem aos aspectos culturais devocionais e antropológicos dessa tradição popular, bastante difundida no interior de Santa Catarina e na Serra Catarinense. Para tratar do assunto, foram convidadas pessoas de diversas áreas do saber e de alguma forma vinculados a São João Maria.

Entre elas estão a antropóloga Tânia Welter, que recentemente publicou o livro sobre o tema a partir de pesquisa realizada em Campo Belo do Sul e Cerro Negro; a documentarista Márcia Paraíso, diretora do filme Terra Cabocla, de Florianópolis, e a atriz Maria Fernandes, do grupo Associação Cultural Menestrel Circula-Dô.

Além delas, participam o Padre Edson José Feltrin, de Lages, e os grupos de Recomendadores de Alma de Campo Belo do Sul, São José do Cerrito e Monte Carlo. A mediação da conversa será feita por Gilson Maximo, da Associação Matakiterani.

O encontro tem apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc). Os participantes do evento são convidados a colaborar com o café com mistura.

Serviço:

O que: Encontro da Rede de Sabedoria – Roda da conversa Profeta São João Maria

Onde: Centro Cultural Vidal Ramos

Hora: 19 horas

Entrada franca

Mais informações: http://matakiterani.org/ | 49 99805 6967

Catarinas Comunicação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário