Notícia no Ato

Conselho Municipal do Idoso vai realizar grandioso evento

Na próxima quinta-feira, dia 27/09, no Rancho do Prego vai acontecer o Evento da Melhor Idade. Numa promoção do Conselho Municipal do Idoso, presidido por Valdomiro Fernandes. Entretanto quem explicou com detalhes foi a secretaria Rita: “Começamos com um levantamento para constatar as realidades de nossos idosos. Fizemos um questionário e com as colaborações das Agentes da Saúde, corpo técnico do Conselho, do Cras e do Creas, fomos a campo e conseguimos entrevistar 331 idosos.

As perguntas formuladas foram as seguintes: como por exemplo, o abandono familiar, o abuso financeiro, do Cartão do Idoso, muitas vezes utilizadas pelos filhos que compram diminuta alimentação para os pais, situação da saúde do idoso no tocante às visitas das Agentes da Saúde, do Cras e do Creas, a necessidade de medicações, o que fazem com os remédios que sobram, se jogam no lixo ou se devolvem nas Unidades Básicas de Saúde ou se repassam a outras pessoas que também precisam. Também há perguntas referentes a coisas boas, como por exemplo qual o sonho que gostaria de realizar e que não realizou. O Conselho, em parceria com o comércio local e outras entidades irá tentar realizar esses desejos dos nossos idosos. Nessas indagações, muitos responderam que nunca foram a um cinema, outros gostariam de visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida ou em Madre Paulina, outros nunca foram a uma praia, como também tem aquele que nunca almoçou ou jantou num restaurante.

Concluindo, tiveram cinco sonhos específicos que estamos tentando realizar. Muitos dos idosos nunca puderam comprar o que desejavam, pois tiveram que priorizar os pagamentos de contas e outros compromissos e, com isso, nunca puderam ter um relógio, um rádio, comprar uma camisa e um sapato novo, outro quer um lençol térmico, e um outro quer ter uma cama. Estamos tentando realizar esses sonhos. Alguma coisa já conseguimos. Assim, qualquer empresário ou pessoa que queira ajudar, podem ligar no telefone(49) 3243-3842. No evento iremos realizar muitas coisas boas, como surpresas, bingos, jogo de baralho, dominó, distribuição de brindes e outras atividades. A missão do Conselho é fiscalizar o tratamento que os nossos idosos recebem, desde seus familiares, assim como nos atendimentos em algumas entidades. Agradecemos pela adesão de todos os comerciantes a quem procuramos e não negaram suas colaborações. Você que tem mais de 60anos é nosso convidado. Crianças não entram”, observou a secretaria Rita. O presidente Valdomiro enfatizou que “o objetivo é fazer uma grande festa no Dia do Idoso, com a parceria do Cras e do Creas e da Secretaria de Assistência Social e Agentes de Saúde”.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário