Notícia no Ato

Diretran flagra veículo a 124 quilômetros por hora durante operação educativa em plena Semana Nacional do Trânsito

No período da Semana do Trânsito foram fiscalizados em torno de 570 veículos, destes, 67 foram abordados para que os motoristas recebessem orientações com a finalidade de conscientização dos condutores

As instituições de segurança pública, órgãos voltados ao exercício do transporte e escolas têm um trabalho árduo e contínuo pela frente: primeiro, impressionar a sociedade quanto às tristes estatísticas de mortes, feridos, traumas e invalidez provocados por acidentes de trânsito, com graves consequências, afastamento do trabalho, tragédias na família, subtração de vidas, procrastinação da realização de sonhos. A programação da Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, acabou de ser concluída em todo o país e o alerta permanece, incessante, pelas próximas décadas.

Em Lages, a Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran) fiscalizou, com uso do radar portátil, a velocidade praticada em 24 trechos do município, em dias de boa estabilidade e de chuva, em que a regra é a direção a 40 e 60 quilômetros por hora, por todos os tipos de veículos. No período da Semana do Trânsito foram fiscalizados em torno de 570 veículos, destes, 67 foram abordados para que os motoristas recebessem orientações com a finalidade de conscientização dos condutores.

Flagrantes inquietantes preocuparam os agentes de autoridade de trânsito, a exemplo dos chocantes 124 quilômetros por hora de um veículo de passeio na avenida Santa Catarina, próximo ao Presídio Regional Masculino, o dobro do permitido naquela via. Apesar dos postes de iluminação pública, da renovação da pintura da sinalização horizontal central e lateral nas principais avenidas e da marcação com tachões e pinturas novas em dezenas de pontos, provocando a redução da velocidade e para coibir ultrapassagens indevidas em faixa contínua, como em trechos da própria avenida Santa Catarina, os motoristas abusam e arriscam a própria vida e a de seus passageiros.

Os maiores problemas com excesso de velocidade foram detectados nos acessos Norte (avenida Juscelino Kubitschek) e Sul (avenida Santa Catarina), “os quais, inclusive, são os lugares onde acontecem geralmente os acidentes mais violentos, com mortes”, pontua o agente Luis Ricardo Lehmkuhl.

Na maioria dos locais a velocidade permitida é de até 40 quilômetros por hora, pois geralmente o radar foi aplicado nos endereços onde estão as lombadas eletrônicas inativadas. Na avenida Belizário Ramos (Carahá) houve mudança para 60; a Duque de Caxias foi alterada de 50 para 60; a avenida Bruno Luersen é de no máximo 60 quilômetros por hora, conforme sinalização; a Presidente Vargas é de 50, e nos Acessos Norte e Sul é de 60. “A Semana do Trânsito para nós não é diferente do que já fazemos todos os dias. Claro, existe uma intensificação, mas nos deparamos sempre com obstáculos a serem superados”, percebe Lehmkuhl. Lages possui, atualmente, 109.625 veículos, entre automóveis, caminhões, caminhões trator, caminhonetes, camionetas, ciclomotores, experiência, microônibus, motocicletas, motonetas, motores casa (motorhome), ônibus, reboque, semi-reboque, sidecars, tratores de rodas, tratores esteira, tratores misto, triciclos e utilitários.

Compreenda a oscilação das velocidades máximas

Em relação às velocidades máximas permitidas – Nas vias urbanas: 80 Km/h nas vias de trânsito rápido, 60 Km/h nas vias arteriais (onde há maior fluxo de veículos, como a Dom Pedro II e Luís de Camões), 40 Km/h nas vias coletoras (ruas transversais principais que desembocam nas avenidas maiores, em direção à área central) e 30 Km/h nas vias locais (ruas dos bairros, com menor fluxo). Nas rodovias (que são as vias rurais asfaltadas): 110 Km/h para automóveis, camionetas e motocicletas, 90 Km/h para ônibus e microônibus e 80 Km/h para os demais veículos.

Poder de polícia de trânsito

Educar, orientar, fiscalizar, organizar o trânsito e auxiliar motoristas e pedestres com o intuito de preservação da vida. Todos os atos são vinculados, ou seja, na necessidade de uma autuação (aplicação de multa) por infração, deve prestar as informações de educação e então proceder com a devida penalização em desobediências referentes à documentos do carro (licenciamento e IPVA), velocidade incompatível com a sinalização da via, estacionamento irregular e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os agentes de trânsito têm poder de polícia de trânsito.

O agente mais próximo do cidadão

Em todos os dias da Semana Nacional, em Lages foram distribuídos panfletos em blitze educativas, intervenção com o Palhaço Tremendão e Amigos e dicas da pista educativa, em que crianças e adolescentes aproveitam, de forma lúdica e animada, as dicas dos agentes em uma pista de trânsito simulado, com quadriciclos, semáforos, placas verticais e sinalização horizontal, cones e faixa de pedestre.

Educar os pequenos para preparar os condutores de daqui dez anos

Com a proximidade do final do segundo semestre/ano, é comum as escolas públicas municipais e estaduais e particulares atendidas realizarem devolutivas sobre o trânsito, com produção de redações, desenhos, cartazes, maquetes e confecções artesanais a partir de materiais reciclados.

Até agora, em 2018, em torno de 40 escolas foram atendidas pela Diretran, chegando a mais de dez mil alunos, multiplicadores dos ensinamentos entre sua escola, família, igreja, grupo de jovens e contexto social. Até então, acredita-se que mais da metade da cidade já foi atingida positivamente com esta atuação preventiva.

Ao trabalho somam-se dez empresas privadas com palestras ministradas, geralmente ao longo da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat). São 1.500 pessoas beneficiadas neste tipo de abordagem. A comunidade em geral foi abrangida em oito eventos, o que faz o número de pessoas contempladas ultrapassar a marca de cinco mil. Estas atividades de educação são perenes, independentemente da época do ano ou datas de atenção nacional. “Mesmo ao longo da Semana Nacional houve acidentes seríssimos dentro e fora da cidade, nas ruas e nas rodovias, inclusive com óbitos e fuga de motoristas. Lamentavelmente, percebemos que há ainda um grande e incessante trabalho a ser feito. A conduta do adulto é um enorme impasse. Há estamos trabalhando para daqui cinco, dez anos, Temos de mudar esta mentalidade. O trânsito intolerante mata, e arranca a esperança, por isto atuamos diariamente para renovar a esperança e plantar a sementes da transformação do mau comportamento”, observa a gerente de educação de Trânsito, Fátima de Souza.

Agenda da educação de trânsito

– 27 de setembro: Palestra na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb), Santa Helena;

– 28 de setembro: Palestra e pista educativa Emeb Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Santa Maria ;

– 29 de setembro: Pista educativa na Praça Joca Neves;

– 1º de outubro: Pista educativa na Emeb Santa Helena;

– 2 de outubro: Palestra na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Professor Armando Ramos de Carvalho, bairro Bela Vista;

– 3 de outubro: Palestra na Emeb Ondina Neves Bleyer, no bairro Sagrado Coração de Jesus;

– 4 de outubro: palestra no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) dos Funcionários, no Centro;

– 5 de outubro: Palestra na E.E.B. Egídio Baraúna, bairro Santa Catarina;

– 8 de outubro: Pista educativa na Emeb Ondina Neves Bleyer, no bairro Sagrado Coração de Jesus;

– 9 de outubro: pista educativa na (E.E.B.) Professor Armando Ramos de Carvalho, bairro Bela Vista;

– 10 de outubro: devolutiva dos alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce, no bairro Guarujá;

– 17 de outubro: palestra e pista educativa na Escola Freinet, Centro;

– 18 de outubro: Palestra no Supermercado Angeloni, Centro;

– 26 de outubro: Pista na Emeb Emília Furtado Ramos, bairro Gethal;

– 27 de outubro: Pista educativa no Lendo e Relendo, no Parque de Exposições Conta Dinheiro;

– 6 de novembro (terça-feira), às 9h: Atividades de educação de trânsito no Centro de Referência de Assistência Social (Creas I), na rua Moisés Furtado, 155, Centro, próximo à loja de materiais de construção Ambrósio.

Alguns dos trabalhos

Em setembro houve palestra na Emeb Belisária Rodrigues, na empresa GTS do Brasil e na Emeb Nicanor Rodrigues Goulart e pista educativa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras I), bairro Popular, no bairro Penha, na abertura da Semana Nacional do Trânsito (Calçadão da Praça João Costa), no Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes, Centro, no Dia D no Calçadão, e no encerramento da Semana, também no Calçadão. A pista educativa foi levada ao município de Palmeira, juntamente a palestras nos dias 19 e 20 deste mês, na E.E.B. Professora Antonieta Silveira e Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.

Fotos: Diretran/Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário