Notícia no Ato

Qualifica Mais Lages e Secretaria da Assistência Social dialogam em tratativa para oferta de curso em panificação

 

Serão 12 vagas e as aulas com duração de três meses em 2019

 A fusão entre secretarias municipais de diferentes linhas de atuação é fundamental para a fluência da prestação de serviços aos cidadãos. A combinação entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Programa Qualifica Mais Lages, e a Secretaria da Assistência Social e Habitação, foi embasada em uma conversa nesta quinta-feira (27 de setembro), com ajustes sobre o curso de padeiro gratuito, que poderá ser oferecido no início de 2019, conforme previsão. O cronograma será montado pela Assistência Social.

A princípio serão 12 vagas e as aulas com duração de três meses, ministradas na Padaria e Confeitaria da Prefeitura, situada no bairro Universitário, próxima à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Poderão participar homens e mulheres desempregados e cadastrados no Banco do Emprego.

Na reunião estiveram presentes um dos coordenadores do Qualifica Mais, Marcelo Lima; gerente de Desenvolvimento Econômico, Amauri Bacci; diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Assistência Social, Claudia Bassin, e a coordenadora da Padaria, Carmen Colombo, há 16 anos nesta função, e que irá lecionar aos alunos. “O mercado de trabalho no ramo da alimentação tem necessidades constantes e um leque amplo de cargos, com postos de emprego em padarias, supermercados, lanchonetes, bares, restaurantes, hoteis. Além de poder proporcionar àqueles que desejam montar o próprio negócio, a abertura de empresa sem custos, o Microempreendedor Individual (MEI), na Sala do Empreendedor, um fomento ao começo empresarial de forma consciente, preparando um futuro com maior lucratividade e chance de empregabilidade para outros”, demonstra Marcelo Lima, complementando, ainda: “A capacitação em padaria significa uma oportunidade inigualável de fazer um curso e se especializar sem pagar nada, aprender dicas de manipulação de alimentos, higiene, elaboração, finalização, enfim, um curso básico com todas as etapas até se chegar ao produto final. Tudo ensinado com qualidade e o know-how de uma professora com larga experiência.”

Conheça mais

Há 20 anos no mesmo local, o serviço de Padaria e Confeitaria funciona com uma produção atual de 20 mil pães por dia, alimentos distribuídos para a rede pública municipal de ensino e a outros equipamentos municipais, como as secretarias da Saúde e da Assistência Social e Habitação, além de serem doados para casas asilares e entidades filantrópicas. Eventualmente são contemplados eventos comunitários. A Padaria conta com três fornos, e no mês de agosto produziu um total de 218.052 pães.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário