Notícia no Ato

Exames de mamografia em Lages são realizados em menos de uma semana

A solicitação pode ser feita pelos médicos nas Unidades de Saúde ou através do exame clínico com o mastologista Ceasm

O diagnóstico precoce do câncer de mama é a principal maneira de combatê-lo e para isso ser possível, o exame de mamografia deve ser realizado anualmente por todas as mulheres com mais de 40 anos. De janeiro a outubro deste ano foram realizados 852 exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde em Lages (SUS), graças a agilidade do processo que não ultrapassa uma semana de espera.

A mamografia pode ser solicitada pelos médicos nas Unidades de Saúde se considerado necessário ou através do exame clínico com o mastologista do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm). A consulta com o mastologista é um serviço que também não tem fila de espera, portanto as pacientes podem levar seus exames para avaliação e diagnóstico com rapidez.

O exame

A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

Programação

Em Lages, a campanha do Outubro Rosa neste ano tem uma programação diversa e com ações de conhecimento e de sensibilização sobre a saúde da mulher. As datas e locais do evento podem ser conferidos no site da Prefeitura de Lages: www.lages.sc.gov.br , no link notícias. O dia D da campanha será 30 de Outubro e todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 18h às 22h para realização do exame clínico de mamas e coleta de preventivo.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário