Notícia no Ato

Plantio Direto será tema de dia de campo em Lages

Introduzido no Brasil na década de 70, o sistema de Plantio Direto trouxe diversos benefícios ao agricultor e ao meio ambiente

Será realizado no dia 25 de outubro, na localidade de Santa Terezinha do Salto, o dia de campo sobre Plantio Direto. As atividades que integram a programação do dia do campo terão inicio ás 9 horas e o encerramento ás 16h30.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pesca,Osvaldo Uncini, esse sistema de produção requer cuidados na sua implantação, mas depois de estabelecido, seus benefícios se estendem não apenas ao solo, esse sistema reduz o potencial de contaminação do meio ambiente e oferece ao agricultor maior garantia de renda, pois a estabilidade da produção é ampliada em comparação aos métodos tradicionais de manejo do solo.

O Sistema de Planto Direto foi introduzido no Brasil no inicio da década de 70, mas foi a partir de 1990 que essa tecnologia conservacionista teve grande desenvolvimento, e atualmente já se encontra bastante difundida entre agricultores, dispondo-se, de sistemas adaptados a diferentes regiões e aos diferentes níveis tecnológicos.

Qualificação do agricultor

Por se tratar de um sistema complexo, é exigido que o agricultor tenha um conhecimento mas amplo e domínio de todas as fases do sistema de Plantio Direto. O sistema exige ainda um acompanhamento mais rígido da dinâmica de pragas, doenças e plantas daninhas, do manejo de fertilizantes e das modificações causadas ao ambiente, á medida que o sistema vai sendo implantado.

Programação do evento

9h às 10h: Inscrição;

10h às 10h30: Histórico e experiência na condução da atividade grãos no Sistema Plantio Direto na Palha: Osvaldo Uncini- produtor e Secretário Municipal da Agricultura e Pesca;

10h30 às 11h40: Estabelecimento de Grãos em Plantio Direto: Ricardo Trezzi Casa, PhD em Fitopatologia do CAV/UDESC;

12h: Almoço;

13h30: Visita a campo com demonstração em métodos no Sistema Plantio Direto;

16h30: Encerramento;

O Dia de Campo – Plantio Direto é uma promoção da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Epagri (Escritório Municipal de Lages), e Cooperplan (Coop. Agropec. Do Planalto Serrano). Conta com o apoio de UNIR (União Rural de Lages) e CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário