Notícia no Ato

Atividades ‘mão na massa’, drones e robôs estão na programação do Universo #VemFazerSesi

Alunos do Sesi de Lages, integrantes da equipe RobôBaio, participam de torneio de robótica, em Rio do Sul, numa disputa por vaga na fase nacional.

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo Universo #VemFazerSESI, evento de iniciação científica que a entidade realiza de 18 a 20 de outubro, em Rio do Sul. Atividades ‘mão na massa’, demonstrações de drones e desafios entre robôs estão na programação que é gratuita e aberta ao público. O primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, profere palestra na quinta-feira (18), às 10 horas. A programação inclui ainda interação com óculos de realidade virtual, palestras e workshops sobre inovação, indústria 4.0 e e-Social.

Os visitantes poderão participar de atividades makers (mão na massa) como o uso de impressora 3D, oficinas de fotografia; de eficiência térmica ideal para uma casa; de desenho na areia por meio do Scratch (linguagem de programação); integração de ferramentas de tecnologia móvel smartphone, rede e GPS para registro de informações geográficas, experimentos científicos, além de oficinas para professores sobre prototipagem, literatura, arte e aprendizagem criativa na escola.

No dia 18, os participantes poderão participar de debates sobre esporte, educação, inovação e engenharia em aplicações da indústria 4.0 e encontro de negócios. Já na sexta-feira (19), professores participam de um hackathon sobre educação criativa. O IEL também realiza workshop sobre fontes de fomento para inovação. Gestores escolares poderão acompanhar palestras sobre profissões do futuro. No sábado (20), quando o evento se encerra, o SESI realiza workshop sobre o impacto do e-Social na saúde e segurança do trabalho e no futuro dos negócios. Os visitantes poderão conhecer ainda o Espaço da Indústria, no qual empresas da região vão expor maquinários e tecnologias utilizadas na produção industrial.

RobôBaio representa a Serra na etapa regional

No evento, o Sesi realiza a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League. Crianças e adolescentes de 9 a 16 anos responderão O que é necessário para se viver em uma estação espacial ou viajar para outro planeta? na nova temporada (Into Orbit) do torneio.Participam estudantes de todo o Estado e a competição vale vaga para a fase nacional. Representando a Serra Catarinense está a RobôBaio. Formada por 3 meninas e 6 meninos, de 10 a 15 anos, a equipe desenvolverá as missões do robô na mesa, cumprindo 15 missões. Os jovens ainda fizeram um projeto de pesquisa sobre problemas físicos e sociais vividos pelo astronauta em viagens de longa duração.O time escolheu como problema a possível falta de energia na nave, caso de pane ou ainda uma manutenção.  Como proposta de solução sugerem uma fonte alternativa de energia, gerada através do uso e movimento de uma bicicleta acoplada a um alternador e bateria, gerando e armazenando energia. Com o protótipo, a energia gerada ligará uma TV e transmitirá um vídeo sobre o projeto.

 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário