Notícia no Ato

Oficina de empregabilidade capacita usuários da Assistência Social para o mercado de trabalho

Voltado para pessoas que buscam o primeiro emprego ou reinserção, o treinamento abordou assuntos fundamentais no momento da contratação, como por exemplo, o desenvolvimento de habilidades comportamentais, marketing pessoal e dicas de elaboração do currículo

O Banco do Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, juntamente ao Curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), promoveu na tarde desta sexta-feira (19 de outubro), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas III), localizado na rua Campos Sales, bairro Coral, uma oficina de empregabilidade para os usuários do próprio Creas desta área de abrangência.

Voltado para pessoas a partir de 14 anos que buscam o primeiro emprego ou reinserção no mercado de trabalho, o treinamento teve duração de quatro horas, com abordagem de assuntos fundamentais no momento da contratação, como por exemplo, o desenvolvimento de habilidades comportamentais, marketing pessoal, dicas de elaboração do currículo e maneiras de manter a empregabilidade.

Ministrada por Andréia Agostini, coordenadora do Programa de Empregabilidade e professora do Curso de Psicologia na Uniplac, durante a oficina os participantes realizaram uma dinâmica do autoconhecimento que consistiu em destacar os pontos fortes, os aspectos a serem melhorados e o plano de ação para aperfeiçoa-los. Entre os diversos assuntos desenvolvidos, Andréia destacou algumas competências do marketing pessoal, como saber se posicionar e se relacionar, o uso assertivo da comunicação verbal e não verbal, a importância da rede de contatos e da imagem pessoal. Ela também alertou sobre os erros mais comuns no momento de elaborar um currículo, são eles: fotos inadequadas, informações falsas e currículos extensos.

Em busca da primeira oportunidade de emprego, estava Carlos Eduardo, de 16 anos, estudante da Escola Básica Municipal Nossa Senhora da Penha. Para ele, muito do que foi apresentado era novidade. “O que mais chamou atenção foi à quantidade de instituições disponíveis para a realização de cadastro e seus respectivos programas de inserção ao mercado de trabalho, como é o caso do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) e o Programa Jovem Aprendiz. Com o conhecimento adquirido na oficina, chegou o meu momento de tentar algo”, disse Carlos.  Diferente dele, Kamila Ferreira, de 30 anos, já atuou em vários setores, entre eles, indústria, comércio e alimentício. “É incrível que quando estamos no processo de distribuição de currículos e entrevistas, a maneira de se comunicar interfere diretamente no resultado final. Espero melhorar este ponto e conseguir um emprego”, comentou Kamila após a oficina.

De acordo com Camila Moraes de Oliveira, assistente social e coordenadora do Creas III, a ideia da oficina surgiu a partir da identificação de vários casos de desemprego entre as famílias atendidas pelo Creas. “O objetivo foi proporcionar aprendizado, para que assim, aumente as chances de acessibilidade ao mercado de trabalho e ao mesmo tempo, amenize esses índices entristecedores”, enfatizou Camila.  Ao final da oficina, cada participante recebeu um certificado de participação.

Fotos: Daniel Costa   

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário