Notícia no Ato

Tribunal de Contas constata melhorias nos serviços da Assistência Social e Habitação

Destinação e acompanhamento adequado de recursos, atendimento, metodologia e equipe própria estiveram entre os principais avanços da Secretaria

Michelle Fernanda de Conto El Achkar e Gláucia da Cunha, auditoras do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), reuniram-se na tarde desta segunda-feira (5 de novembro), na Prefeitura de Lages, com o prefeito Antonio Ceron, diretores e o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, para realizar o 2º monitoramento das Políticas Públicas Para a Proteção e Prevenção à Violação dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

De acordo com Gláucia da Cunha, o encontro visa avaliar a economidade, eficiência e efetividade dos programas e ações da administração pública ao decorrer dos últimos anos. Na ocasião, a auditora do TCE, Gláucia da Cunha, apresentou o fluxo de auditoria operacional, o qual contempla a seleção do assunto, viabilidade, planejamento, execução, comentário do gestor e relatório, apreciação, plano de ação, divulgação e monitoramento dos serviços em questão, oriundos da primeira auditoria e do primeiro monitoramento, realizado em 2012 e 2016, respectivamente. Na época, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Cmdca), Instituições de Acolhimento, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e demais situações, estiveram em avaliação.

Através de relatórios anuais e demais documentações da atual gestão da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Gláucia da Cunha, observou e constatou o desenvolvimento dos serviços ofertados, entre eles, destinação e acompanhamento adequado de recursos, atendimento, metodologia e equipe própria. Para o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, essa auditoria reintera o trabalho feito até o momento e demonstra que os recursos destinados aos Serviços e Programas da Secretaria estão sendo aplicados de forma adequada. Em conformidade a isso, o prefeito Antonio Ceron aproveitou para destacar a importância da efetividade do Poder Público, seja na esfera municipal, estadual ou federal e ainda parabenizou o secretário Samuel Ramos pelo desempenho da equipe.

Fotos: Daniel Costa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário