Notícia no Ato

Ação da Unidade de Saúde do Sagrado incentiva crianças de 5 a 10 anos a cuidarem da saúde bucal

Além de todo o aprendizado adquirido, as crianças participaram de atividades recreativas

Com intuito de incentivar o cuidado com a saúde dos dentes, a equipe de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros Sagrado Coração de Jesus e São Cristóvão e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), atenderam ao convite do Centro de Educação Mundo Encantado e levaram, na manhã desta sexta-feira (9 de novembro), atividades recreativas para os alunos do 5ª ano. A ação foi organizada em forma de circuito.

O primeiro passo foi aprender qual a forma correta de higienizar os dentes. O dentista, Flavio Troncoso Talhavini, surpreendeu os pequenos com uma “boca gigante”, e explicou como funciona o processo de escovação, até a forma correta de usar o fio dental. O segundo passo, coordenado pela dentista Cristiane Macedo Dal’Agnol Colpani, foi acompanhar o que acontece com dentes que não são cuidados da maneira correta.

Além de todo o aprendizado adquirido, as crianças participaram de atividades como amarelinha, jogo da memória e “acerte o alvo”, todas feitas para reforçar o cuidado com a saúde bucal. A professora do 5º ano, Sandra Pires, conta que se impressionou com a forma que os profissionais encontraram para estimular o cuidado com os dentes. “Na escola nós trabalhamos o conceito de saúde bucal, mas não é feito de uma forma lúdica como aqui. Pude observar que até os mais velhos se encantam com esta forma de aprendizado, o que é algo interessante.”

Para quem participa do projeto há dois anos e se preocupa em levar a todas as crianças os cuidados com a saúde bucal, momentos como este são de grande importância. “O interessante é que não ficamos presos apenas no trabalho dentro da Unidade. Começamos em 2016 com a peça de teatro intitulada ‘Era uma vez no Reino dos Dentes’, e mesmo depois de dois anos continuamos ensinando saúde bucal de uma forma divertida”, ressalta o dentista Flavio Troncoso Talhavini.

Atividades recreativas estimulam o cuidado com os dentes

Cerca de 70 alunos do Centro de Educação Mundo Encantado passaram pelo circuito e ao final ganharam um kit com escovas de dente e um manual de escovação. Maravilhados com a possibilidade de aprender um assunto sério de forma divertida, suas reações foram diversas.

Alguns se encantaram pela “boca gigante”, outros pelos personagens infantis, interpretados pela equipe de Saúde Bucal, e teve até quem reparou que todos os brinquedos usados eram feitos de material reciclável. A pequena Emanuelle Vitória de Melo Pereira, 9 anos, aprovou a visita dos profissionais. “Nós já aprendemos um pouco sobre escovação em sala de aula, mas desta forma está sendo muito mais divertido, agora vou sempre fazer tudo que aprendi aqui”, garante.

Fotos: Vitória Marques Bittencourt

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário