//Com articulação de Carmen Zanotto, reunião emergencial discute soluções para notificações de produtores da Coxilha Rica

Com articulação de Carmen Zanotto, reunião emergencial discute soluções para notificações de produtores da Coxilha Rica

Durante audiência no Instituto Brasileiro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na manhã desta quarta-feira, em Brasília, solicitada pela coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense deputada Carmen Zanotto foi discutido a situação dos produtores rurais da localidade da Coxilha Rica, em Lages, que foram notificados pelo Instituto.

A deputada Carmen explica que ficou acordado que cada um dos proprietários que foram notificados e necessitarem de ampliação do prazo, poderão solicitar, pois o prazo de 10 dias, para que possam reunir a documentação é muito curto.

Há ainda, a necessidade de uniformização do entendimento da legislação entre os órgãos como o Ibama e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Os órgãos ambientais deverão realizar ainda hoje reunião para sanar possíveis divergências no entendimento da legislação.

“Nossa preocupação é com o prejuízo que esses produtores possam ter se não puderem continuar com o plantio, é necessário que os proprietários recebam informações claras dos órgãos sobre a necessidade de autorização prévia e de quem é essa competência. O que não pode acontecer é todos serem surpreendidos, em especial no momento do plantio. Esse assunto precisa ser resolvido com urgência”, ressalta a deputada que irá continuar acompanhando o processo.